As moradas de Santo Antão – Corrida Com História.

Aproveitando o feriado municipal dedicado ao nosso Glorioso Santo Antão, Padroeiro da nossa Vitória de Santo Antão, promovemos mais uma edição do original projeto “Corrida Com História”. Na ocasião, realçamos as três “moradas” do santo em nossas terras.

Fundado pelo português Diogo de Braga, em 1626, o nosso lugar foi agraciado com uma capela rudimentar e sua construção deu-se no conjunto do primeiro ajuntamento de pessoas,  em local ainda não incerto, por assim dizer.

A segunda igreja certamente foi construída entre o final do século XVII e inicio do  XVIII, segundo informações não documental no centro onde hoje conhecemos como Praça Don Luís de Brito, na Matriz – nas imediações onde hoje encontramos a “Pirâmide”. Registros históricos afirmam que a mesma foi demolida em 1973. O atual prédio da Matriz de Santo Antão, após anos em obras, foi inaugurada em 1881.

Portanto, eis aí, um abreviado histórico das 3 moradas – oficial – dedicadas ao nosso Glorioso Santo Antão, revelada em mais um “Corrida Com História”.

https://youtube.com/shorts/6lnDgwtkXqE?feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *