“Bandido da Luz Vermelha” – por @historia_em_retalhos.

A história de João Acácio Pereira da Costa, o “Bandido da Luz Vermelha”.

João Acácio foi um dos criminosos mais conhecidos do Brasil.

O criminoso em série que, com uma máscara e uma lanterna, começou praticando arrombamentos e furtos, depois passou a roubar e a matar, aterrorizando São Paulo na década de 60, foi preso em agosto de 1967.

Condenado a 351 anos de prisão, por quatro homicídios, sete tentativas e 77 assaltos, foi morto em 05 de janeiro de 1998, em Joinville/SC, apenas cinco meses após ganhar a liberdade.

A sua alcunha mais famosa deve-se aos seus métodos assustadores: cortava a energia elétrica da residência, agia com o rosto coberto por um lenço e andava nas sombras com uma lanterna de bocal vermelho, que se sobressaía na escuridão.

Antes de ser chamado pela imprensa de “Bandido da Luz Vermelha”, foi tratado por “Homem-macaco”, porque usava um macaco hidráulico para afastar as grades das casas.

A vida de crimes de João Acácio começou ainda na adolescência, logo depois de ir morar com o tio, após ficar órfão dos pais, aos quatro anos de idade.

Quando preso, culpou o tio por maus-tratos, mas este negou a acusação.

Poucos sabem, mas o nome que deu fama ao brasileiro foi inspirado em outro criminoso, que intimidava as suas vítimas com uma lanterna: o norte-americano Caryl Whittier Chessman, o “Red Light Bandit”, que foi executado na câmara de gás, em 1960.

Por onda andava, João atraía curiosos.

Sempre vestido com roupas vermelhas, quando convidado a dar um autógrafo, simplesmente escrevia: “autógrafo”.

O “Bandido da Luz Vermelha” tornou-se tema de filmes, séries de jornais, músicas e programas de televisão.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CnDJsm-Oe6A/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *