Há 79 anos viramos Vitória de Santo Antão – Corrida Com História.

E na última atividade de física do ano (2022), juntamente com parte do grupo de corrida ao qual faço parte – Vapor da Vitória – resolvi produzir mais um “Corrida Com História”. Diferentemente do que muita gente imagina nosso lugar – próximo de completar 400 anos – nem sempre se chamou Vitória de Santo Antão. A partir de 1843 até o ano de 1943, ostentávamos,  por assim dizer,  o nome representativo de  “Cidade da Vitória”.

Por conta de uma determinação nacional,  cidades que possuíam  o mesmo o nome deveriam promover modificações, com prevalência para as mais antigas. Assim sendo, a capital do estado do Espirito Santo – Vitória –  permaneceu.

Após consultar popular, ocorrida durante o ano de 1943, o nome escolhido para representar o nosso lugar, a parti de 1º de janeiro de 1944, foi Vitória de Santo Antão. Ou seja: permanecia o vinculo com a “vitória” alcançada na épica Batalha das Tabocas acrescentando o “santo” que chegou com a nossa fundação, ocorrida em 1626.  Assim sendo, apenas há 79 anos somos Vitória de Santo Antão – Corrida Com História.

Veja o vídeo aqui: https://youtube.com/shorts/Rya8hhMcWs0?feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *