Ku Klux Klan (KKK) – por @historia_em_retalhos.

Ku Klux Klan (KKK) é o nome adotado por diversas organizações nos EUA que pregam a supremacia dos brancos, antissemitismo, racismo, anticatolicismo, anticomunismo, homofobia e nacionalismo.

O primeiro Klan surgiu no sul do país, em 24 de dezembro de 1865.

Frequentemente, essas organizações recorrem ao terrorismo, à violência e aos atos intimidatórios (como a queima das cruzes) para oprimir as suas vítimas.

Esses grupos foram organizados por veteranos do Exército Confederado dos EUA, que, depois da Guerra da Secessão, quiseram resistir à Reconstrução.

A organização adaptou rapidamente métodos violentos para conseguir a sua conclusão, contudo houve uma reação que, em pouco tempo, levou à sua derrocada, pois as elites do sul vieram para a Klan, em verdade, como pretexto para que as tropas federais permanecessem ativas naqueles estados do sul.

A KKK foi formalmente dissolvida em 1870, pelo presidente republicano Ulysses S. Grant, por meio da Lei de Direitos Civis 1871, conhecida como “A Lei da Ku Klux Klan”.

O grupo, porém, ressurgiu em 1915.

Seus membros opunham-se aos judeus, além de fazerem profunda oposição à Igreja Católica.

Naquela época, a organização adotou um traje branco padrão e usava palavras de código semelhantes às do primeiro Klan, além de ter adicionado os rituais de queima de cruzes (foto) e de desfiles.

Essa fase do grupo terminou em 1944.

A atual encarnação da Ku Klux Klan surgiu nos anos 50, após a promulgação da lei contra a segregação racial nas escolas públicas.

O grupo agia de forma violenta, cometendo assassinatos e atentados contra negros.

No fim dos anos 70, o grupo perdeu a força, pois os seus líderes tiveram que pagar grandes indenizações para as vítimas dos seus atentados.

Atualmente, a KKK não é considerada uma organização, mas um coletivo de grupos independentes espalhados pelos EUA.

A partir dos anos 90, organizações neonazistas acabaram absorvendo ex-membros da KKK, tirando a força da entidade original.

Campanhas recentes da Ku Klux Klan tinham como alvo a imigração ilegal e as uniões civis homossexuais.
.
Fonte: @ronaldohistoriador
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/Cmi_eyxui9O/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *