Pablo Emílio Escobar Gaviria – @historia_em_retalhos.

Um dos mais poderosos traficantes da história, Pablo Emílio Escobar Gaviria, mais conhecido como Pablo Escobar, morria no dia 02 de dezembro do ano de 1993, aos 44 anos, na cidade de Medellín, na Colômbia.

Escobar conquistou fama mundial e tornou-se um dos homens mais ricos do planeta por conta do tráfico de cocaína aos EUA e outros países.

Estima-se que, no auge de seu poder, movimentava US$ 1 milhão por dia e que o seu patrimônio chegou a ser de US$ 13 bilhões.

Além disso, também era conhecido pelo estilo impiedoso, que usava a tática da corrupção e da intimidação.

Ele aplicava a política do “dinheiro ou chumbo”, em que juízes, promotores, policiais, políticos e outros agentes eram obrigados a aceitar o seu dinheiro, caso contrário, seriam executados.

Acredita-se que Escobar tenha tido envolvimento em mais de cinco mil mortes ao longo de duas décadas de terror.

Ele teria sido responsável pelo assassinato de três candidatos à presidência da Colômbia, pela explosão do voo Avianca 203 e do prédio de segurança de Bogotá, em 1989.

Também liderou uma sangrenta guerra do Cartel de Medellín contra o Cartel de Cali.

Por conta disso, também ganhou muitos inimigos, entre eles os governos da Colômbia e dos Estados Unidos, além de organizações paramilitares que o caçavam.

Em 1992, Escobar foi “preso” em sua luxuosa prisão particular chamada de “La Catedral” para evitar uma extradição para os EUA.

Ele dizia que “preferia ser morto em Medellín do que ir para uma cela nos EUA”.

Contudo, após alguns escândalos sobre os luxos, regalias e negócios em sua suposta prisão, o governo colombiano determinou a transferência de Escobar para outra prisão, em 22 de julho de 1992.

Foi quando decidiu fugir, temendo uma extradição aos EUA.

Depois de 15 meses de busca pelo traficante, Escobar foi encontrado pelo grupo conhecido como Search Bloc (uma polícia especial da Colômbia, treinada pelos EUA).

Ele foi encurralado em um telhado e morreu após ser baleado várias vezes.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/ClrkpIOuMBd/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *