Professor Vladimir Herzog – por historia_em_retalhos.

Em 25 de outubro de 1975, há 47 anos, o jornalista, dramaturgo e professor Vladimir Herzog era torturado e morto pela ditadura militar brasileira, tornando-se um triste símbolo das atrocidades cometidas naquele período da história do Brasil.

Herzog era diretor de jornalismo da TV Cultura, tendo se apresentado voluntariamente para prestar depoimento no Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI).

No dia seguinte, foi encontrado morto em uma cela, tendo os seus algozes afirmado que ele teria retirado a própria vida.

Na época, era comum que o governo militar divulgasse que as vítimas de suas torturas e assassinatos haviam perecido por “suicídio”, fuga ou atropelamento.

Conforme o laudo de encontro de cadáver, expedido pela Polícia Técnica de São Paulo, Herzog enforcara-se com uma tira de pano, a “cinta do macacão que o preso usava”, amarrada a uma grade a 1,63 metro de altura.

Ocorre que o macacão dos prisioneiros do DOI-CODI não tinha cinto, o qual era retirado, juntamente com os cordões dos sapatos, conforme a praxe daquele órgão.

No laudo, foram anexadas fotos que mostravam os pés do prisioneiro tocando o chão, com os joelhos fletidos, posição em que o enforcamento era impossível.

Foi também constatada a existência de duas marcas no pescoço, típicas de estrangulamento.

Depois do Ato Institucional n.° 5, o ato inter-religioso pela morte de Vladimir Herzog foi a primeira grande manifestação de protesto da sociedade civil contra as práticas da ditadura militar, reunindo milhares de pessoas na Catedral da Sé, no centro de São Paulo.

Em 24 de setembro de 2012, o registro de óbito de Vladimir Herzog foi retificado, passando a constar que a “morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (Doi-Codi)”.

Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por negligência na investigação do assassinato do jornalista.

Para muitos, a morte de Vladimir Herzog inaugurou o início do fim da ditadura no Brasil.

Ditadura NUNCA mais.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CkJZ6KPOPCJ/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

 

1 pensou em “Professor Vladimir Herzog – por historia_em_retalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *