Corrida Com História – Cemitério dos Coléricos!!!

Catalogado como o pior acontecimento coletivo ocorrido em nossas terras, desde a  sua fundação, em 1626, a epidemia da cólera transformou a recém criada “Cidade da Vitória” num cenário de filme de terror. Entre janeiro e abril de 1856, parcela significativa da nossa população foi dizimada. Segundo relatos, houve dia em que 80 antonenses morreram.

Atolados no caos as autoridades provinciais e municipais, sem alternativas, foram obrigados a abrir valas para enterrar os mortos, que não paravam de crescer. Os registros históricos nos permitem dizer – com segurança – que o local escolhido foi onde hoje conhecemos como “Estrada Nova” e suas adjacências.

Passado o drama, autoridades religiosas cobravam que o “campo santo” – Cemitério dos Coléricos – fosse cercado, no sentido da preservação e respeito aos mortos e suas respectivas famílias, algo que não aconteceu.

Assim sendo, mais adiante, a estrada construída pela província, inicialmente, suplantou o espaço dedicado aos mortos e, posteriormente, ao longo das décadas, edificações comerciais foram formando “nova paisagem” no contexto do espaço. Eis aí, portanto, mais uma memória da nossa cidade,  resgata pelo nosso projeto “Corrida Com História”.

Veja o vídeo:

https://youtube.com/shorts/jQPQf6YDEtA?feature=share

1 pensou em “Corrida Com História – Cemitério dos Coléricos!!!

  1. Boa tarde! Caríssimo Pilako! Parabéns por este seu trabalho, passo a passo nos informando sobre os acontecimentos ocorridos na cidade da Vitória, PE, resgatando os assuntos históricos que, apesar de ser uma notícia não agradável, referente a baixa dos entes queridos da população da Vitória, PE, direto ou indiretamente, enriquece nossos conhecimentos. Sucessos em seu Blog!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *