Socorrinho, André e Saulo: vitória política nas urnas!!!

Antes já registrado em nosso blog, inclusive com um conjunto de entrevistas realçando as postulações que se dispuseram a participar, nossa cidade, em 2022, , lançou um número recorde de “candidaturas com DNA Antonense”, ou seja:  àquelas cujo o domicílio eleitoral encontra-se no nosso colégio. Ao todo, foram 16 candidaturas – 7 para Câmara Federal e 9 para um assento na ALEPE. Nesse nosso micro universo, por assim dizer, nessa ocasião (2022), apenas 4 postulações conseguiram mandatos eletivos.

O processo político/eleitoral não é algo simples. Na esmagadora maioria das vezes, para “abocanhar” uma vaga nessa concorrida disputa,  faz-se necessário uma conjugação de fatores e variáveis quase sempre indisponíveis à maioria dos que a deseja.

Pois bem, no mundo mágico e dinâmico da atividade política existe  também as chamadas “leituras eleitorais”, ou seja: mensagens e recados enviados pelo eleitorado. Aquilo que os cientistas políticos chamam de “vitória política”.

Nesse contexto, atinentes aos últimos números e numa interface com outras informações, logo entenderemos que algumas  das  candidaturas da nossa cidade (não eleitas), a meu juízo,  obtiveram sonoras  e robustas consagrações. Iniciemos com  Socorrinho da APAMI. Aos fatos:

Fora de “combate direto nas urnas” há mais de 4 décadas, a diretora da “Antiga Maternidade”, nesse pleito (2022), materializou-se num verdadeiro “animal político”. Não à toa, “acordou” a famosa “pantera cor de rosa”: apelido dos tempos que disputou o cargo para prefeita da cidade.

Na partida da sua campanha, Dona Socorrinho chegou a ser até ridicularizada por alguns atores políticos locais, mas, no desenrolar da disputa, não obstante os seus 80 anos de vida, a mesma demonstrou vitalidade de iniciante. Na rua,  ela  foi “comendo pelas beiras”, como se diz no popular,  e conseguiu  empolgar parcela importante do eleitoral antonense, inclusive, saindo das urnas com uma expressiva votação,  tanto no estado (24.966 – 0,50%) quanto  no colégio eleitoral local (15.726 -20.83%). Definitivamente, para o jogo que será jogado em 2024, o nome da “Pantera Cor de Rosa” ganhou tonalidade.

Outro nome que merece ser destacado, até pelo conjunto dos resultados,  extraídos das urnas nos últimos 8 anos, é o do vereador André Carvalho. Doutor em comunicação e totalmente sintonizado com as redes sociais, André é um ator político em plena curva ascendente. Vejamos os seus últimos resultados  – detalhe: apenas para deputado estadual:

2014 – 2.086 votos no estado (0,05%)   –  1.392 votos em Vitória (1,98%).

2018 – 9.087 votos no estado (0,20%)   – 5.991 votos em Vitória (8,98%).

2022 – 12. 502 votos no estado (0,24%) – 8.345 votos em Vitória (11,44%).

Respeitado pela população e admirado pelos formadores de opinião da cidade, André, com a sus chegada a partir de janeiro de 2021,  imprimiu na Casa Diogo de Braga uma marca própria. Ou seja: entre outras coisas, cumprir o seu verdadeiro papel – fiscalizar o dinheiro público. Indiscutivelmente,  o nome do parlamentar André Carvalho, hoje, na “Republica das Tabocas”, se configura em seriedade e coerência, algo raro na fauna política da atualidade.

Completando essa trinca de nomes que merece destaque no xadrez político local, e não menos importante, realcemos à figura do médico e vereador Doutor Saulo. Além do parlamento local, ele já exerceu o cargo de vice-prefeito (2017/2020) e também já se candidatou ao cargo de deputado federal. Em 2022, disputou uma vaga na ALEPE.

Deputado federal – 2018 – 11.142 votos no estado (0,26%) – 6.910 votos em Vitória (10,52%)

Deputado estadual – 2022 – 7.917 votos no estado (0,16%) – 5.916 votos em Vitória (8,11%).

Com perfil discreto e sem rompantes, sempre pautando sua trajetória política pelo caminho do centro equilibrado, Doutor Saulo já demonstrou que tem sua fatia própria no disputado mercado do voto local.  Com alto índice de conhecimento pela  população, se bem trabalhado, no sentido de ser o candidato do consenso das oposições, o doutor, sem sobra de dúvida, seria a melhor opção para disputar o cargo de prefeito em 2024. Diga-se de passagem:  com chances reais de ir buscar a vitória.

Com essas linhas, conforme me comprometi, encerro essa sequência de postagens,  realçando os resultados das  eleições 2022, no âmbito local,  em que procurei fazer uma leitura abreviada dos respectivos lances políticos e eleitorais. Evidentemente que na política não existe espaços vazios e tudo poderá mudar num piscar de olhos, até porque a vida uma caixinha de surpresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *