Junta Governativa de Goiana – por historia_em_retalhos.

29 de agosto de 1821.

Neste dia, era formada a Junta Governativa de Goiana/PE, fato que marcou o início do movimento que levaria à emancipação de Pernambuco do absolutismo de D. João VI, 11 (onze) meses antes do Grito do Ipiranga, mandando-se de volta para Portugal o governador português Luiz do Rego Barreto, algoz da Revolução de 1817.

Na Vila de Goiana, um segmento das elites pernambucanas instalou uma Junta Governativa Provisória, com o objetivo de aderir à política das Cortes Constitucionais portuguesas e desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o general Luiz do Rego.

Durante quase um mês, a Junta de Goiana coexistiu com o Conselho Governativo do Recife, presidido por Rego Barreto, ao ponto de as desavenças acentuarem-se e o conflito armado tornar-se inevitável.

“Avante pernambucanos, o mundo nos observa: marchemos entoando o sagrado nome da pátria dos bravos”. Felipe Menna Callado da Fonseca e Manoel Clemente Cavalcante de Albuquerque (28.08.1821)

Este fato desaguou, mais na frente, na assinatura da Convenção de Beberibe, em 05 de outubro de 1821, decidindo-se pelo retorno imediato de Rego Barreto a Portugal, que partiu com familiares e outros portugueses.

Gervásio Pires foi eleito presidente da Junta, que foi chamada pelo povo de Junta Democrática e Independente

Hoje, portanto, é dia de reverenciar Goiana/PE e o seu povo!

Parabéns ao povo goianense!
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/Ch117jlOODI/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *