CORRIDA COM HISTÓRIA – Praça Padre Félix Barreto – 72 anos.

Oriundo da cidade da Mata Sul, Palmares, trazido pelo pai, Major Austriclino Paes Barreto, com poucos meses de idade,  Padre Félix Barreto foi criado e educado na  Vitória do seu tempo. Faleceu no Recife em 1948.

Ordenado padre, atuou de maneira plural no engrandecimento da sociedade antonense. Em Recife, fundou um educandário  –  Ginásio do Recife – que, anos depois,  tornou-se referência à época. No campo politico, mais tarde,  na qualidade de deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa do estado e, nessa condição, assumiu, interinamente, o governo estadual por várias ocasiões.

Na qualidade de educador, juntamente com o Mestre Aragão, com visão de futuro, empreendeu no sentido da efetivação  do ensino secundário na nossa terra. É oportuno lembrar que até o ano de 1936 as crianças e adolescentes para continuarem  os estudos,  além do curso primário,  eram obrigados a se matricularem nos colégios da capital, algo, para época, restritos à pouquíssima famílias.

Com o seu falecimento, em reconhecimento ao seu trabalho na Vitória de Santo Antão, o governo municipal de então – em dia 03 de agosto de 1950 –  inaugurou a Praça Padre Félix Barreto. Para concluir, realcemos que o data magna da Batalha das Tabocas  (03 de agosto), ao longo dos anos, também foi “aproveitada” para marcar outros momentos importantes, ocorridos na nossa polis. CORRIDA COM HISTÓRIA.

ASSISTA O VÍDEO AQUI:

https://youtube.com/shorts/KFnp0DIJYlw?feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *