Eleições 2022: quem vai ganhar, Lula ou Bolsonaro?

Faltando 10 dias para o encerramento do prazo para as chamadas convenções partidárias, ocasião  em que são ratificadas as candidaturas dos que desejam disputar em 2022, no  sentido da  postulação aos cargos de presidente, governador (com seus respectivos vice), senador (suplentes) e  deputados (federal e estadual), ao que parece  o quadro para os presidenciáveis  está  teoricamente  definido.

Já em Pernambuco,   diferentemente,  a maioria das convenções estaduais estão programadas para os dois últimos dias do mês de julho. Aliás,  até o presente momento (segunda-feira – 25), inclusive, com  indefinições para o fechamento de algumas chapas majoritárias.

Com domicilio em nosso “colégio eleitoral” – Vitória de Santo Antão –  além dos três deputados já com assentos na ALEPE, outras muitas postulações estão bem desenhadas, tanto para o parlamento  Estadual quanto ao Federal.

Tendo como principal mudança para esse pleito, as “desconfiguradas” coligações proporcionais foram banidas, motivo pelo qual nossa cidade irá apresentar ao eleitorado pernambucano  um número recorde dos chamados “candidatos da terra”. Até o momento, já temos conhecimento de pelo menos uma dúzia de pré-candidaturas com DNA antonense, ou seja: 7 disputando um  lugar na Assembleia Estadual e 5 para a Câmara Federal.

Em tempos de polarização doentia, patológica e nada produtiva ao processo democrático brasileiro, estamos observando que, com algumas exceções, os postulantes  locais estão evitando declarar voto para presidente, ou seja: devem esconder o jogo até o quanto puderem…..

Para concluir, farei, aqui,  uma reprodução da reposta (pergunta) que sempre dou aos que me perguntam sobre a eleição presidencial, dizendo-me, antecipadamente, que não acredita em pesquisa eleitoral: “Pilako, quem vai ganhar,  Lula ou Bolsonaro?”

Primeiro eu digo: gostaria que não fosse nenhum dos dois. Não acredito nesses dois projetos. 

Em ato contínuo,  coloco a seguinte questão:  faça você mesmo a sua pesquisa, perguntado às pessoas no  seu ciclo de convivência. Quantos votantes você conhece,  que em 2018 sufragou  na urna o voto no Bolsonaro e que não irá repetir?

Quantos votantes, que em 2018 não votaram em Bolsonaro e que agora estão decididos a mudar,  votando  no atual presidente?

Mediantes as respostas, faça você mesmo a apuração, some,  divida, multiplique  e subtraia  para  chegar  ao  resultado final, sem a interferência da opinião de outras pessoas para não lhe induzir ao erro.  Assim você ficará mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *