Chegava ao Recife o papa João Paulo II – por história_em_retalhos.

Há 42 anos, em 07 de julho de 1980, chegava ao Recife o papa João Paulo II.

A visita era histórica.

Pela primeira vez, um papa visitava o Brasil.

Ao todo, o pontífice percorreu 13 cidades, em apenas 12 dias. Durante sua visita, bancos e repartições públicas fecharam e esquemas rodoviários foram alterados.

O avião pousou na base aérea da capital pernambucana às 15h:35min. Assim que desembarcou, João Paulo II foi recebido por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, e pelo então governador de Pernambuco, Marco Maciel.

Do aeroporto, a comitiva seguiu em desfile pelas ruas do Recife, arrastando uma multidão de fiéis. Às 17h:00min, o papa deu início à celebração da missa no Viaduto Capitão Temudo, que ficou conhecido como o “viaduto do papa”.

Da celebração, participaram mais de 500 mil pessoas. A liturgia foi organizada pelo padre José Augusto Rodrigues Esteves, pároco da Matriz de São José.

Durante a missa, Karol Wojtyla fez uma menção a Dom Hélder, que jamais foi esquecida: “Dom Hélder, irmão dos pobres e meu irmão”.

Chegou-se até a ouvirem-se rumores, na época, de que Dom Hélder poderia ascender ao cardinalato, após essa declaração, o que nunca aconteceu, tudo não passando de boataria.

Ao fim da celebração, o chefe da Igreja Católica foi levado por Dom Hélder para conhecer um pouco mais da cidade, avistando, no Complexo de Salgadinho, a Catedral da Sé, em Olinda.

Um dado extremamente curioso: naquele 07 de julho, oito crianças que nasceram no Recife ganharam o nome de João Paulo, tamanha era a popularidade do pontífice!

É bom lembrar (para não esquecer) que, em 1980, o Brasil ainda vivia sob o jugo do autoritarismo. Neste cenário, João Paulo II trouxe ao país temas incômodos ao regime militar, como justiça social e direitos humanos.

Siga: @história_em_retalhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *