Por que a data 28 de junho foi definida como o Dia do Orgulho LGBTQIA+? – por historia_em_retalhos.

A motivação tem razões históricas.

Em verdade, a escolha deve-se à chamada “Rebelião de Stonewall”, que aconteceu em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, que se tornou um símbolo da luta contra a opressão sofrida pela comunidade LGBTQIA+.

O bar Stonewall Inn fazia parte da cena gay de Nova York, que era conhecida, porém velada.

Em fins dos anos 60, relacionar-se com alguém do mesmo sexo ou vestir-se de forma “inadequada” poderia resultar até em prisão.

Vários bares haviam perdido as licenças de comercialização de bebidas apenas por servirem pessoas com este perfil, sendo comum clubes noturnos funcionarem ilegalmente.

Atos repressivos eram frequentes.

Some-se a isso o clima de irresignação que permeava a sociedade americana.

Muitos movimentos sociais encontravam-se em plena efervescência, só para citar: o movimento dos afro-americanos, o movimento feminista, a contracultura dos anos 60 e as manifestações contra a Guerra do Vietnã.

Naquela noite, o público de Stonewall simplesmente resolveu reagir aos abusos praticados pela polícia.

Os frequentadores do bar começaram a atirar moedas, latas de cerveja e garrafas contra o efetivo policial, que respondeu com violência.

Com o tempo, a multidão foi ficando cada vez maior e a polícia mostrou-se incrédula com o fato de os homossexuais, normalmente passivos e aquiescentes, estarem gritando “poder gay”.

Pelo ineditismo, Stonewall foi um divisor de águas.

Em uma época em que a homossexualidade era definida como uma doença mental e que podia levar à cadeia, uma multidão diversificada resolveu não baixar a cabeça, mudando, aos poucos, a perspectiva do ativismo LGBT pelo mundo.

De Stonewall até os dias de hoje, amar livremente continua sendo um ato de resistência.

Diga NÃO à homofobia.
.
Siga: @historia_em_retalhos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *