História local nas escolas: letra morta!!!

Sem marcação ou combinação, dias atrás, ao circular pelo entorno da Praça 3 de Agosto para buscar o automóvel, lá estacionado, fui abordado por um jovem que solicitou-me um registro fotográfico e logo emendou: “Seu” Pilako, eu lhe sigo no Instagram. Acompanho o seu conteúdo. A Corrida com História é muito massa…” Sem maiores questionamentos, fiz pose ao seu lado.

Em ato continuo, puxei conversa perguntando-lhe o nome (Pedro). O grupo que estava com ele –  Carmerindo, Wladimir, Daniel e Ariel –  se aproximou e começamos um dialogo sobre a história e curiosidades da nossa cidade. Ali mesmo, aos “pés” do Anjo da Vitória, o papo fluiu naturalmente. Todos interessados……

Palavras deles: “seria tão bom que as escolas ensinassem mais a história local”.  Ao que complementei: infelizmente, entre outras coisas,  falta interesse dos proprietários das escolas particulares (nem todos) e qualificação ao corpo docente. Já no que se refere às  escolas públicas – municipais e estaduais –  com algumas exceções, falta quase tudo.

A pedagogia do ensino da história local é algo que ultrapassa o papel, o lápis e à obrigatoriedade na grade curricular. Se não houver um pacto social nesse sentindo, continuaremos patinando em algumas iniciativas isoladas. Uma triste realidade antonense……

1 pensou em “História local nas escolas: letra morta!!!

  1. Sábias colocações de grande alcanço social. Espelhar se no passado, não ser escravo, colher dele as lições, para bem viver o presente e modar o futuro.

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