Trânsito: melhorou ou piorou?

Invariavelmente, nas postagens que produzo realçando o tema trânsito gosto de deixar bem claro que sou apenas um curioso nessa questão. Essa temática é muito complexa,  visto que  envolve um conjunto  de variáveis e competências. Mas, na medida do possível, estamos sempre contribuindo.

FOTO ANTIGA

FOTO ANTIGA

Via central da nossa cidade e caminho e costumeira desse blogueiro, o trecho que fica em frente à “Casa dos Pobres”, na Matriz, no que diz respeito à sinalização,  desde sempre,  recebeu de nossa parte pontuais críticas e sugestões. Disse reiteradas  vezes:  deve ser modifica! Completando: Faz um teste por algumas semanas para ver se o fluxo  de veículos melhora ou piora?

Pois bem, semanas atrás, a AGTRAN promoveu uma intervenção na referida via, no sentido da mudança do estacionamento,  tornando-a, por assim dizer, “mais larga”   ao fluxo de veículos que, diga-se de passagem, é intenso, inclusive com linhas regular de transporte público – a via ficou mais larga sem gastar com um metro de asfalto. E ainda poderia ser melhor se tivesse regulamentado o estacionamento com horário….

Resumo da ópera: o fluxo melhorou consideravelmente!  Ou seja: algo que já disse  inúmeras vezes……….

Duas questões que devem ser revistas:

Primeiro: adequar  a placa de sinalização fixadas nas duas esquinas, pois as mesmas se “conflitam” com a  nova marcação realizada no asfalto, indicando posicionamento diferente do veiculo – algo que vem confundido os motoristas…….

Segundo: aplicar no asfalta a tinta adequada,  pois  a que foi usada, com poucas semanas, já está se apagando.

Essa intervenção pontualmente melhorou o nosso já castigado trânsito. Nossa cidade carece de um estudo mais aprofundado na questão da mobilidade urbana. Precisamos urgentemente inverter alguns fluxos, sinalizar corretamente as vias, proibir alguns estacionamentos e etc. “Trânsito é uma obra inacabada” que precisa de atenção constante e  coragem dos gestores para promover as intervenções necessárias, sem concessões tão comuns e recorrentes já conhecidas no nosso lugar, “ao gosto do freguês”, ou melhor: dos  aliados  ou mesmo para perseguir desafetos políticos…

Até o presente momento –  nessa questão  do trânsito -,   não obstante algumas intervenção positivas e pontuais, a gestão municipal,  comandada pelo prefeito Paulo Roberto,  entregou menos que do que a expectativa apontava……..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *