As fortes chuvas apenas escancaram os problemas…….

Há dias, em função das fortes e constantes chuvas,  o povo de Pernambuco  segue em estado de alerta, sobretudo no Recife, na Região Metropolitana e Zona da Mata (Norte/Sul). Adensadas e espremidas numa parte relativamente pequena do território do Leão do Norte, praticamente metade da população pernambucana vive na Região Metropolitana.

Por lá, entre tantos outros, os graves problemas da moradia ganham contornos que emolduram a chamada “tempestade perfeita”, no sentido do empréstimo das cenas da vida real para adornar  qualquer  trailer de um filme de terror.

Exibindo as maiores taxas de desigualdade social, o Recife e adjacências testemunham, desde os “sobrados e mocambos” , o contraste das moradias do seu tecido social. De um  lado, os prédios  de alto padrão. Do outro, em maior número, palafitas, favelas e cortiços nos morros.

Entre o recente fogo nas palafitas (Pina) e o excesso das   águas  nos morros,  uma certeza: a indiferença das autoridades para mudar as regras desse trágico  jogo perverso cuja vidas humanas são apenas folhas secas ao vento. 

Pois bem, na nossa “aldeia’ – Vitória de Santo Antão –,  que também ostenta graves problemas sociais, “São Pedro e Santo Antão”, em parceria, resolveram apenas lembrar quem realmente manda no pedaço são eles. Apesar dos transtornos, principalmente nas áreas ribeirinhas, a cidade “ficou de pé”.  Bem diferente de eventos semelhantes, ocorridos em anos anteriores.

Vale lembrar que mesmo com os alertas das fortes chuvas,  com bastante antecedência, pouca coisa ou quase nada,  de maneira antecipada,  foram  realizadas.

É bom que se diga que a velha e costumeira desculpa, usada pela imprensa e por praticamente  todos os governantes,  nesse pontual episódio, não pode ser empregada: “choveu mais do que o previsto”.

Não! Dessa vez o alerta foi emitido com bastante antecedência e como já falei, pouco ou quase nada foi realizado de maneira prévia, justamente porque não temos essa tradição de planejar, de se prevenir para esse tipo de evento. Isso vale para o Recife, para Jaboatão, Vitória e etc. Restou-nos, apenas,  aprender com os próprios erros…..

Nesse turbilhão de problema, não devemos deixar de sublinhar o sentimento de solidariedade das pessoas nas comunidades em que a tragédia ganhou contornos mais acentuados.  Tanto no resgate –  pela falta da estrutura governamental –  quanto à assistência humana, por assim dizer.

De resto, acredito que esses últimos acontecimentos, possivelmente tenham  sido os mais documentados da história das nossas enchentes. Aliás, é possível dizer que as emissoras de televisão, em seus telejornais, em se tratando  de imagens da tragédia propriamente dita, apenas reproduziram cenas gravadas IN LOCO pela população, através dos seus celulares. Lembremos que o inverno 2022, na nossa região, está apenas começando……

1 pensou em “As fortes chuvas apenas escancaram os problemas…….

  1. Aqui em Vitória, justiça seja feita, o nosso Prefeito Paulo Roberto, fez sim um trabalho de base nas áreas ribeirinhas, limpando e alargando certos trechos do entorno do Rio Itapacura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *