03 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – por historia_em_retalhos.

Em alusão à data, registramos, hoje, uma grande jornalista e política brasileira: Maria Cristina de Lima Tavares Correia.

Natural de Garanhuns/PE, Cristina atuou em vários veículos de informação, como o Jornal do Commercio, o Diario de Pernambuco e o Correio Braziliense.

Eleita deputada federal pelo MDB, em 1978, tornou-se a primeira pernambucana e a terceira nordestina a conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados, após as baianas Nita Costa e Necy Novaes.

Depois, foi escolhida vice-líder do PMDB e, com as ausências do titular, tornou-se a primeira mulher a liderar uma bancada na história do parlamento brasileiro.

Voz altiva e independente, lutou firmemente pela redemocratização do país, votando em Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral, em 1985.

Defensora da área tecnológica, por acreditar ser este o caminho, ao lado da educação, para o desenvolvimento do país, foi relatora da Subcomissão de Ciência e Tecnologia e da Comunicação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Foi uma das fundadoras do PSDB, saindo, em seguida, por questões internas, para o PDT, não conseguindo o seu quarto mandado para a Câmara dos Deputados, em 1990.

Em 1989, publicou “A Última Célula: minha luta contra o câncer”.

Cristina faleceu, precocemente, em 1992, nos EUA, aos 57 anos, de câncer de mama.

Pioneira, abriu as portas para outras mulheres, que seguiram na sua luta pela liberdade de imprensa, pela democracia, pela resistência ao machismo e pela participação feminina na política.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/accounts/login/?next=/p/CdGJ2iIOFoc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *