Por onde anda Cabral? – por historia_em_retalhos.

Os restos mortais do navegador português, tido pela visão eurocêntrica como o “descobridor” do Brasil, repousam no interior da Capela de São João Evangelista, na Igreja do Convento Santa Maria da Graça, em Santarém, Portugal.

Cabral morreu por volta do ano de 1520, vinte anos após a sua chegada ao território brasileiro, com a idade provável de 53 anos.

Alguns questionam a maior ou menor importância atribuída ao navegador enquanto personagem da história.

De fato, após 1500, Cabral foi preterido quando uma nova frota foi reunida para estabelecer uma presença portuguesa mais forte na Índia, possivelmente, como resultado de uma desavença com o rei Manuel I.

Tendo perdido a preferência real, aposentou-se da vida pública, havendo poucos registros sobre a parte final de sua vida.

Esta situação só começou a mudar, 300 anos depois, na década de 1840, quando D. Pedro II patrocinou pesquisas e publicações sobre a vida de Cabral, por meio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Em 22 de abril de 2000, uma série de eventos marcaram as comemorações dos 500 anos do “descobrimento” do Brasil, o que gerou fortes reações dos povos indígenas, que não aceitam a versão oficial que lhes foi imposta.

Há homenagens a Cabral no “Padrão dos Descobrimentos”, em Lisboa, bem assim na moeda de um centavo e na cédula comemorativa de dez reais.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CcpsJhMuaMj/?igshid=MDJmNzVkMjY=

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *