Antonio Freitas: “eu sou cachorro de rua”….

“Maria vai com as outras” é um jargão popular que, nas entrelinhas, faz  referência  as pessoas que se deixam  levar  por  ideias alheias,  ou seja: abre mão facilmente dos seus princípios e das suas convicções e experiências. Ser radical numa sociedade fluida e mutante,  em que os conceitos são atualizados constantemente  face ao  mundo globalizado no sentido do dialogo on-line, em rede, convenhamos, não é um ativo pessoal para ser exaltado, no entanto, para uma melhor analise,  devemos separara e procurar entender à formação de cada sujeito no contexto do “seu tempo”.

Pois bem, com mais de oito décadas de vida, o amigo Antônio Freitas não se cansa de repetir: “ eu sou cachorro de rua. Não adianta! Eu não me afasto um centímetro disso”. Refere-se ele as suas ideias e conceitos, em meio “aos debates e conversas”, sobretudo nos animados bate papos  com os amigos nos bares da vida.

Tonho, como é chamado pelos mais próximos, é um observador do mundo e um profundo “contabilista” das coisas que giram no seu entorno. Pratica diariamente a leitura e se exercita  na salutar tarefa da reflexão, diante das mais simples coisas. Homem de fé, ainda  traz à ordem do dia todos os ensinamentos recebidos, na qualidade de acólito,  do austero e respeitado Padre Pita.

No contexto da perseverança, junto com o filho, Everton, irá realizar no próximo dia 30 de abril a 41ª edição do Forró do Coelho. A primeira ocorreu justamente em 30 de abril de 1982. Diga-se de passagem: é o evento dançante (particular) mais tradicional da nossa cidade. É algo relevante a ser analisado, sob o ponto de vista da história social da nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão.

Não fosse todos os temas acima sublinhados, sobre o “sujeito antonense Antonio Freitas”,  confesso,  que a motivação principal da construção dessas linhas, realçando alguns dos seus traços pessoais, ocorreu na manhã do último sábado, dia 16/04/2022.

Pois bem, após  conclusão de mais um treino de corrida, esse finalizado até a localidade de  Bonança, como sempre faço, procurei uma condução para voltar para casa. Sem nenhuma escolha prévia adentrei na primeira que passou.  Do alto-falante ecoava o bom e tradicionalíssimo Frevo Pernambucano. Deliciei-me  com a sequência. E tome Frevo……

Quando já estou quase chegando  – passando pelo bairro de Redenção – o frevo cessa e entra as informações da emissora: Rádio Atual FM e o patrocinador do programa de frevo é a Loja Bem Me Quer, cujo proprietário é o nosso Antônio Fernando de Freitas. Para concluir : Tonho é Santo Antão, Forró do Coelho e Carnaval o Ano Inteiro….Como ele diz : “NÃO ME AFASTO UM CENTÍMETRO….”

2 pensou em “Antonio Freitas: “eu sou cachorro de rua”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *