Dallari, o Papa e a ditadura – por @historia_em_retalhos.

O dia era 02 de julho de 1980. O Papa João Paulo II estava em visita ao Brasil.

Dalmo Dallari, então presidente da Comissão Justiça e Paz de SP, foi convidado a proclamar uma das leituras da missa que o Pontífice iria presidir no Campo de Marte, no dia seguinte.

No dia 2, foi ao local para saber detalhes de sua participação na celebração, quando, ao retornar para casa, foi capturado e agredido.

Em 2011, declarou ao jornal O SÃO PAULO o seguinte:

“Ao chegar à porta de casa, havia um grupo a minha espera. Era perto das 7 da noite. Assim que sai do carro, fui cercado e agredido violentamente, inclusive com coronhadas. Fui atirado dentro de um carro. Eles, então, me levaram para um terreno baldio, ao lado da Avenida JK, que estava ainda sendo aberta, não tinha iluminação, mas já estava aberta ao tráfego. Neste terreno baldio, fui agredido violentamente, com coronhadas, socos, pontapés, até que eu cai. Depois disso, eles foram embora e eu fiquei naquele lugar completamente escuro e abandonado. Deus me ajudou, e, com grande esforço, me levantei e fui caminhando até a avenida. Eu estava todo ensanguentado. Demorou até que um carro parasse. O motorista perguntou o que tinha acontecido e eu disse. (…). Quando eu cheguei, minha mulher me viu todo arrebentado. Eu pedi a ela: ‘me leve ao pronto-socorro, pois eu tenho que comparecer a essa missa amanhã, nem que seja a última coisa que eu faça na minha vida'”.

Sem conseguir andar, mesmo assim, Dallari foi ao Campo de Marte, no dia seguinte, lá chegando em uma ambulância.

De cadeira de rodas, foi impedido de subir ao palco, pelo acesso normal, por um militar.

Amigos ergueram a cadeira de rodas nos braços e ele conseguiu chegar à tribuna.

O Papa, então, indagou a Dom Paulo Evaristo Arns (foto) o que teria acontecido, tendo este último respondido o seguinte:

“Fizeram isso com ele que é o presidente da Comissão Justiça e Paz porque não tiveram coragem de fazer comigo, mas é um recado para mim”.

A presença de Dalmo Dallari, naquele ato, foi decisiva para estimular a luta pela liberdade no Brasil.

#ditaduranuncamais
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CcKzKsUOU2N/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *