A operação “Brother Sam” – por Siga: @historia_em_retalhos.

Circunstância muito decisiva, que nem sempre é explicitada com a importância que deveria, foi o apoio dos EUA ao Golpe Militar de 1964.

A Operação Brother Sam foi um movimento da Marinha norte-americana em auxílio aos militares que depuseram o governo João Goulart, no dia 31 de março de 1964.

Quando as tropas lideradas pelo general Olímpio Mourão deslocaram-se de MG para o RJ, na madrugada do dia 31, havia o receio, por parte dos EUA, de que o golpe falhasse ou que as forças que apoiavam Goulart, inclusive militares, ensaiassem algum tipo de resistência.

Em março de 1964, o então secretário para Negócios Interamericanos dos EUA, Thomas Mann, declarou que “os Estados Unidos não mais procurariam punir as juntas militares por derrubarem regimes democráticos”.

Era a carta branca para o golpe.

A operação consistiu no deslocamento da frota da Marinha norte-americana estacionada na região do Caribe para o litoral brasileiro, sendo solicitada pelo embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon.

Os americanos autorizaram o envio de cem toneladas de armas leves e munições.

Além disso, o apoio logístico também contou com aviões de caça, porta-aviões, navio de transporte de helicópteros, com 50 unidades a bordo, petroleiros, tripulação e armamento completo, entre vários outros suportes.

Ao fim e ao cabo, nem tudo chegou a ser enviado e o que foi não chegou a ser utilizado.

Para evitar um derramamento de sangue, com a deflagração de uma guerra civil, Jango optou por não resistir, exilando-se no Uruguai.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CcATNthu66L/?utm_medium=share_sheet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *