“ARQUIVO E MEMÓRIA” – Pierre, a Pressão de Pernambuco – funeral – há 6 anos.

Em nossa coluna “Arquivo  e Memória”,  hoje, relembramos  a figura do  artista Pierre. De maneira categórica, na qualidade de cantor, Pierre botou abaixo o adágio popular que diz “que santo de casa não faz milagre”. Foi a partir do carnaval da Vitória,  com seu talento próprio, especialmente com suas apresentações na agremiação “Girafa”, que ele ganhou  fama e tornou-se o “Pierre, a Pressão de Pernambuco”.

Foi num  dia de segunda-feira,  exatamente no dia  28 de dezembro de 2015, há seis anos, que a população da nossa cidade foi às ruas para dar-lhe o último adeus, acompanhando o cortejo do seu funeral – o mesmo faleceu na madrugada do domingo, 27/12/2015, em Recife.  Muitas homenagens espontâneas foram promovidas pela sua legião de fãs.

Em nossos arquivos constam muitos momentos do amigo Pierre. Desde um despretensioso registro fotográfico, quando o mesmo, em um banco da Praça Leão Coroado,  juntamente com membros da sua banda se preparavam para uma apresentação fora da cidade, até um vídeo em que realiza – sem ninguém saber  nem desconfiarsua última aparição em cima de um trio elétrico na nossa cidade (“carnaval do Santa Cruz”).  Sem contar, claro, com os  seus  incontáveis espetáculos, promovidos, sucessivamente, nos reinados de momo na nossa Vitória de Santo Antão.

 

Entre tantos vídeos por mim gravados nos carnavais da nossa cidade, realçando o artista Pierre, relembro o do carnaval de 2014, hoje, já com  mais 35 mil visualizações.

Como não poderia deixar de ser,  também,  realizamos muitos registros  emblemáticos por ocasião do dia do seu  sepultamento.  Desde o seu velório,  à saída do caixão da Câmara de Vereadores, o cortejo  pelas principais rua, à chegada ao Cemitério São Sebastião e o  sepultamento. Literalmente,  a cidade chorou….

 

Eis aí, portanto, mais uma postagem da nossa coluna “Arquivo e Memória” que tem, entre tantos outros objetivos, realçar figuras e vultos, acontecimentos e eventos marcantes ocorridos na nossa cidade e que, felizmente, foram registrados pelas lentes do Blog do Pilako,  no sentidos  salvaguardando-os  para as gerações futuras. Atualmente nossos  arquivos em vídeos  já somam   mais de 5.000 filmes originais e alguns milhões de fotografias digitais (originais). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *