Exposição fotográfica do MPPE traz registros da recuperação do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes

1º/12/2021 – Todas as etapas de restauração do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de autoria do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, estão documentadas em fotografias que serão mostradas ao público, no próximo 9 de dezembro, na exposição Tríplice Reparação – Retratos da restauração, requalificação e transplante do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes. O local do evento será o Centro Cultural Rossini Alves Couto, pertencente ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), iniciando às 8h30. 

A curadoria da exposição ficou a cargo do promotor de Justiça José da Costa Soares, autor do Acordo Extrajudicial e Resolutivo que deu origem à revitalização do monumento, e da fotógrafa da Assessoria Ministerial de Comunicação Social do MPPE, Priscilla Buhr. O projeto e a produção executiva são da gerente ministerial de Relações Públicas, Evângela Andrade. As fotografias são de autoria de Priscilla Buhr, Ivson Henrique Gomes, José da Costa Soares e Arquivo da Concrepoxi Engenharia. 

Tratam-se de imagens captadas durante inspeções e serviços, tanto no local de origem do monumento, no girador da Rodovia BR 232 (Praça Camilo Pereira Carneiro), no bairro do Curado, quando ainda se encontrava depredado, quanto já nas oficinas do Instituto Francisco Brennand e da Concrepoxi, durante os meses de restauro das peças, que foram remontadas na nova localização da obra, na Via Mangue, no Pina. 

Assim, os visitantes da exposição poderão conferir vistorias técnicas, restauração e transposição, através de uma viagem pela linha do tempo dos trabalhos proporcionada por fotografias. Ela começa em dezembro de 2019, quando houve a primeira inspeção, e vai até outubro de 2021, mês em que foi desenformada uma das cabeças das três estátuas que compõem a obra sobre a Insurreição Pernambucana. 

Há registros da situação calamitosa em que o monumento se encontrava anteriormente, da montagem do canteiro de obras, da remoção cuidadosa das peças, dos profissionais restauradores trabalhando cerâmica a cerâmica para deixá-las como novas, do transporte das estátuas, etc.  

Também fazem parte do acervo, fotografias que documentam o momento de assinatura do Acordo Extrajudicial e Resolutivo, proposto pelo promotor de Justiça José da Costa Soares, em setembro de 2020, quando instituições e empresas compareceram ao Edifício Roberto Lyra, sede da Procuradoria-Geral de Justiça, e se comprometeram com o MPPE a restaurar, transportar, reinstalar e reavivar o Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes. Uniram-se nesse objetivo, a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Francisco Brennand, Polícia Militar de Pernambuco, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

Cada entidade ficou responsável por obrigações definidas na recuperação do monumento. O DNTI o doou à Cidade do Recife. O patrocínio ficou a cargo da Chesf. A Concrepoxi Engenharia assumiu a remoção, restauro e requalificação do monumento. O Instituto Francisco Brennand garantiu a originalidade e a autenticidade integral da obra, prestando consultoria à Concrepoxi sobre as cabeças dos três guerreiros, que estavam destruídas pelo vandalismo. Os serviços de infraestrutura de base e de instalação elétrica ficaram a cargo da Emlurb. Já o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano doou a placa descritiva do fato histórico, que ficará anexada ao monumento. A Polícia Militar se encarregou da segurança necessária aos trabalhos de remoção, restauro e requalificação, assim como assegurar a proteção do monumento contra a ação de criminosos e vândalos após sua inauguração. 

“O registro fotográfico de todas as etapas deste projeto tem muita importância, na medida em que pode despertar nas pessoas um olhar de mais atenção e reflexão, quanto à necessidade imperiosa de preservação deste patrimônio e de combate à sua destruição”, atesta o promotor de Justiça José da Costa Soares. 

História – A Batalha dos Guararapes foi a luta armada que durou de abril de 1648 a fevereiro de 1649, no Monte dos Guararapes, região do município de Jaboatão dos Guararapes. Ela envolveu os luso-brasileiros e o exército invasor holandês pelo domínio da região Nordeste do Brasil. É considerada um marco simbólico quanto à origem de um sentimento de patriotismo e de nacionalismo brasileiro. Decisiva, portanto, para a formação da identidade da pátria brasileira. 

A obra Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes é datada do ano de 1980. Encontrava-se abandonada, pichada, fragmentada, sem manutenção, de difícil acesso, cercada por mato sem capinação. Além de recuperada, a obra será iluminada e posta em local de destaque. Assim voltará a ser apreciada pelo povo recifense, com a memória de Francisco Brennand homenageada e em reverência aos dois anos da morte do artista, a serem completados em 19 de dezembro deste ano.

Serviço:

Exposição fotográfica Tríplice Reparação – Retratos da restauração, requalificação e transplante do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes.

Dia e hora: 9 de dezembro de 2021, às 8h30.

Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto, Rua do Hospício, 875 – Boa Vista, fones: (81) 3182.6404 ou 3182.6403.

Público-alvo: público em geral.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *