Além dos mesmos, outros nomes locais deverão disputar os votos no nosso torrão…

Faltando menos de um ano para as eleições gerais de 2022 a “panela” política, a partir de Brasília, centro do poder, começa produzir alguns cenários na formatação  dos palanques estaduais. Com as novas regras que impedem as chamadas coligações proporcionais  as agremiações políticas, de olho nos próximos recursos oriundo do fundo partidário e seus derivados, querem e precisam  “engordar” suas respectivas representações no Congresso Federal. Em Pernambuco alguns “acertos políticos”  já começaram a ser “travados”.

Com efeito, nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão -, ao que tudo indica, terá algumas “novidades” para o próximo pleito,  até agora, estrategicamente,  em compasso de espera. Na qualidade de colégio eleitoral expressivo, dentro do mapa geopolítico pernambucano, os principais concorrentes ao Palácio das Princesas deverão “investir” em algumas candidaturas locais ao parlamento (estadual e federal) para lhes abrirem espaços palanques por aqui.

Além dos três “deputados da terra”, atual prefeito e ex-prefeitos  – Henrique Filho, Joaquim e Victor. Paulo, Elias Lira e Aglaílson Junior, respectivamente  –  que “obrigatoriamente” já estariam alinhados com o  candidato indicado pelo Governado Paulo Câmara, certamente o atual vice-prefeito, Edmo Neves, será “escalado” para a disputa,  no sentido de  abrir palanque para o projeto estadual da atual prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, até porque um dos “fiadores” da recente eleição de Paulo/Edmo  (2020) foi  o ex-senador Armando Monteiro. Possivelmente o anuncio dessa “jogada ensaiada” só será anunciada aos 43 minutos do segundo tempo.

Em recente Live do Blog do Pilako, Socorro Mariz (Dona Socorro da Apami), mais conhecida politicamente por “Socorrinho”,  anunciou que será candidata a deputada federal pelo partido que “empina” a candidatura ao governo do atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho – filho do atual senador Fernando Bezerra Coelho.

Ainda sem definição, por conta das arrumações partidárias, “correm por fora”  outras candidaturas de atores locais. Pelo PDT: André Carvalho,  Saulo Albuquerque e Hérika Araujo. Pelo PP:  Carlos Henrique e Felipe Cezar. Evidentemente que dentro desse novo “arranjo” eleitoral, em que os partidos precisam de “musculatura” para não caírem nas garras da chamada  “clausula de barreira”,  todas as candidaturas serão incentivadas pelas respectivas direções partidárias.

É nossa cidade, Vitória, em função do dinamismo do novo  sistema político eleitoral, abrindo, a fórceps,  as porteiras dos velhos currais eleitorais………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *