INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COMPLETA 71 ANOS – por Pedro Ferrer.

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, idealizado pelo doutor Djalma Raposo, na ocasião, promotor público desta cidade, foi fundado no dia 19 de novembro de 1950, por uma plêiade de trinta antonenses. Tem o Instituto, como finalidade principal, “o estudo da História, da Geografia e ciências afins, no plano nacional, estadual e especialmente da Vitória de Santo Antão” (Art. 1°do estatuto).

Desde o início tem como sede o belo e espaçoso imóvel, localizado na rua Imperial, 187, construído no ano de 1851, pelo doutor Joaquim Jorge dos Santos, promotor público da nossa comarca, que o alugou, logo em seguida, à câmara dos vereadores que nele instalou o “paço municipal”.

Em dezembro de 1859, por ocasião da visita da Família Imperial à nossa cidade, foi desocupado pela câmara e transformado em “Paço Imperial”, para alojar o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina e sua comitiva. A partir dessa data passou a ser conhecido como “Casa do Imperador”.

No decorrer dos anos seguintes, ele serviu para diversos fins: residência de senhores de engenhos e de comerciantes, educandário, posto de saúde e de higiene, sede do Tiro de Guerra e do Sport Club da Vitória. Até que afinal, em 1950, o velho solar passou a alojar o nosso Instituto Histórico e Geográfico.

Este ano completa o Instituto 71 anos ininterruptos de funcionamento. No decorrer destes 71 anos teve seis presidentes: Djalma Raposo, Manoel de Holanda Cavalcanti, José Aragão Bezerra Cavalcanti, Luís Boaventura de Andrade, Eunice Vasconcelos Xavier e Pedro Humberto Ferrer de Morais que permanece à frente da entidade desde 2010. Seguindo o que determina seu “Estatuto”, o Instituto comemora efusivamente três datas: 6 de maio (Elevação da Vila de Santo Antão à categoria de cidade), 3 de agosto (Gloriosa Batalha do Monte das Tabocas) e 19 de novembro (seu aniversário de fundação).

Para atingir seu nobre objetivo, “o estudo da História, da Geografia e ciências afins”, nosso Sodalício mantém um museu, uma biblioteca e um rico acervo de documentos gráficos e manuscritos. Sua extensa coleção de periódicos constitui uma importante fonte de pesquisas. Nela o estudante ou pesquisador encontrará jornais que remontam ao século XIX. Esta documentação vem paulatinamente sendo digitalizada e colocada, via internet, à disposição dos pesquisadores ( ).

O museu, destaque maior do Instituto, está subdividido em sete setores:

– Linha do tempo

– Setor Sacro

– Setor da imprensa

– Setor da economia

– Setor antropológico

– Setor de carnaval

– Galeria de artes plásticas

– Setor da imagem e do som

Para realização de suas solenidades, conferências e reuniões dos sócios o Instituto dispõe de um Salão Nobre e um auditório climatizado com 250 poltronas. Em função das dificuldades impostas pela pandemia, apenas de maneira simbólica, hoje, pela manhã, cortamos o bolo. Viva o nosso Instituto!!!

Pedro Ferrer – presidente do IHGVSA. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *