NOTA: “O setor cultural continua sem ter uma gestão de política públicas para cultura” – reclamam os artistas.

Nos parece que a saga do setor cultural de Vitória de Santo Antão para ter acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc – Lei Federal de Emergência Cultural – está longe de chegar ao fim. O que deveria ser emergencial tornou-se uma verdadeira via dolorosa. Uma pergunta sincera fica no ar: Por que os recursos da Lei Aldir Blanc nao chegam nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura no nosso municipio? Municípios menores do que o nosso, sem grandes estruturas, já executaram os recursos. O mesmo não vem ocorrendo em Vitória de Santo Antão.

A forma com que a Secretaria de Cultura (SECULT_VSA) vem lidando com os editais nesta cidade é alvo de muitas críticas da classe artística. Nós, artistas dessa cidade, fizemos diversas provocações por ofício e em grupos de comunicação com os representantes da SECULT_VSA (via WHATSAPP), mas não tivemos nenhum efeito prático. A gota d’gua foi ontem, 27 de Outubro de 2021 o dia do lançamento do edital. Pasmem! Nada foi publicado. Nem sequer uma nota de esclarecimento foi lançada.

O setor cultural continua sem ter uma gestão de política públicas para cultura. O que temos são pessoas que se apropriam dos cargos para executarem vontades de governos sem nenhum comprometimento com a construção e a participação pública. Os governantes prometem mudanças e operam do modos antigo: sem transparência! Enquanto não mudarmos a forma como estamos lidando com a coisa pública tudo continuará sendo feito no escuro. O Conselho de Cultura, que pela primeira vez está sendo presidido pela sociedade civil, também foi provocado e de pronto convocou uma reunião com seus representantes para tomar pé de tudo o que vem acontecendo. Os artistas também provocaram os Conselheiros Estaduais para tomarem ciência do que vem acontecendo em Vitória de Santo Antão.

Assinam a Nota:

Herika Araújo em conjunto com os representantes do Observatório Cultural. Coletivo,  formado por artistas para acompanhar as políticas públicas culturais no município.

1 pensou em “NOTA: “O setor cultural continua sem ter uma gestão de política públicas para cultura” – reclamam os artistas.

  1. Artista adora dinheiro publico.
    Tá ai a tal da Lei Rouanet….um bando de preguiçosos que vivam comendo as custas de nossos impostos..
    Essa turma tem que entender uma coisa: se ninguém curte o que vc faz, é porque o que vc faz não interessa: vai trabalhar de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *