Corrida Com História – 91 anos do clássico que marcou a inauguração do “Campo do Sport”.

Dentro do Projeto “Corrida Com História”, hoje, 05 de outubro de 2021,  registramos a passagem dos 91 anos do clássico futebolístico interiorano: Sport Club de Vitória X Colombo, da cidade de Limoeiro. Essa partida marcou a inauguração do “Campo do Sport”, antes conhecido por “Dique”, por ser próximo ao antigo reservatório, local onde as famílias menos abastarda da cidade se abasteciam  de água para os afazeres da vida comum.

O Sport Club Vitória, fundado em 21 de fevereiro de 1929, merece destaque na nossa história por haver atuado em diversas frentes. Além do esportivo – com destaque para o futebol – promoveu importantes eventos sociais, festivos e até literário. Ao longo do tempo, como tantas outras instituições, experimentou períodos de muita e pouca efervescência. Dentre alguns dos seus presidentes, citamos: Renato Uchoa Campelo  (1937), Severino Dionísio das Neves Junior (1942), Severino Cabral (1943), Severino Francisco da Silva (1956), João de Albuquerque Álvares (1957) e José Paulino (1958).

Na qualidade de figura emblemática do famoso Sport Club de Vitória, rubro-negro da nossa terra, o grande destaque foi José Manoel da Costa – mais conhecido por José da Costa. Não a toa, o não menos importante desportista local,  Ovídio Verçosa, em 1959, propôs o seu nome para emoldurar o maior palco do futebol amador local – Estádio José da Costa.

Aos mais atentos com os fatos históricos, esse empreendimento social/esportivo,  ao seu tempo,  por assim dizer, teve uma importância na nossa formatação como lugar  autônomo que vai muito além de um time de futebol – Corrida Com História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *