Corrida Com História: o primeiro cinema – “Cinema Vitória”.

Na nossa pacata e bucólica cidade do início do século XX, no final da primeira década, exatamente em 22 de setembro de 1910, há exatos 111 anos,  a inauguração de um empreendimento comercial “jogava luz” na estrada para um conjunto de transformações, sobretudo no campo das relações sociais. Imagem ilustrativa do cinema. 

No prédio em que atualmente funciona a Loja Cattan e que durante muito tempo também funcionou o emblemático Restaurante “Pitú Lanche ”,ponto de encontro da fina-flor boêmia do nosso lugar,  abrigou o primeiro cinema da nossa “aldeia” – Cinema Vitória. O empreendimento foi uma iniciativa cidadão João Costa. Imagem real da Pitú Lanche, em pleno carnaval. 

Com um vasto salão que acomodava até 400 pessoas, o mesmo foi bem arquitetado. Através das  quatro portas da frente, a pessoa tinha acesso à sala de recepção e também a  bilheteria. Lá dentro, alem da tela bem de frente,  um palco ao fundo dava lugar ao piano e demais instrumentos. Lembremos:  vivíamos, ainda, a era do cinema mudo. O público era dividido   “em duas classes”: a primeira em cadeiras e a segunda se dividia em bancos de madeira. Tudo era magia…

No transitar do tempo, sempre em marcha constante sem direito ou opção  à  marcha ré,  outros empreendimentos do gênero surgiram na nossa cidade. Hoje, apesar das muitas opções no mundo dos canais televisivos com séries e programas pagos, possuímos bem arranjadas e modernas salas de cinema, localizadas no Vitória Park Shopping. Essa é a Vitória de Santo que continua em movimento….

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *