Duzentos anos da Junta Governativa de Goiana – por Pedro Ferrer.

Duzentos anos da Junta Governativa de Goiana. No ano de 1821 Goiana, como todo Pernambuco, ansiava por liberdade. Na Mata Norte despontava Goiana que concentrava intelectuais que se opunham ao despotismo português.

“Independência antes da Independência”. A Junta elegeu o goianense Francisco de Paula Gomes dos Santos seu presidente, o qual seria posteriormente substituído por Gervásio Pires. O governador português e seu entorno foram expulsos, voltando para Portugal. Pernambuco ficava livre do jugo do colonizador antes do grito do 7 de Setembro.

Cedo parti para Goiana para irmanar-me aos confrades locais e participar, representando nosso Instituto Histórico, da solenidade comemorativa da importante data. Tive a honra de compor a mesa diretora que foi formada pelo prefeito (Eduardo Honório), Eduardo Batista ( presidente da Câmara), Dr. Fernando Veloso (vice prefeito), deputado federal Tadeu Alencar, Dr. Reinaldo Carneiro Leão, Gilberto Freyre Neto (Secretário de Cultura do Estado), e Dr. George Cabral que brindou a plateia com uma excelente narrativa dos fatos históricos.

Outro destaque foi o Dr. Harlan Gadelha que exaltou os feitos dos seus conterrâneos. Na sequência tivemos o descerramento de duas placas alusivas ao 29 de agosto de 1821. Uma delas , em cerâmica, foi inserida na calçada da Câmara.

No final, pois ninguém é de ferro, fomos saborear uma moqueca de camarão/polvo no BURACO da GIA, tradicional restaurante. Antes abrimos os caminhos com sucessivas doses de PITÚ.

Professor Pedro Ferrer – presidente do IHGVSA. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *