MUSEU SACRO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO CÔNEGO AMÉRICO PITA – por Pedro Ferrer.

No longínquo ano de 1939, o Cônego Américo Pita, com sua visão profética, dava os primeiros passos para criar um museu na nossa cidade, conclamando os antonenses a doarem peças referentes à história do município, com o intuito de valorizar o nosso passado.

Cidade histórica, rica em tradições, Vitória de Santo Antão precisava recolher e guardar suas relíquias para as futuras gerações. Estava, criado o primeiro museu da cidade, estabelecido na ala esquerda superior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a mesma onde se deu a “Hecatombe”, no ano de 1880.

Tempos depois, no ano de 1950, um grupo de antonenses funda o IHGVSA (Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão), e no decorrer dos anos, o padre Pita, seu co-fundador e dirigente, repassa-lhe parte das belas peças recolhidas e guardadas.

No ano de 1977, o Monsieur Renato Cavalcanti, fiel guardião do acervo histórico da Matriz, idealizou prestar uma homenagem aos sacerdotes filhos da Vitória de Santo Antão e àqueles que aqui atuaram no apostolado, criando uma galeria com suas fotos, além de uma biblioteca. O local escolhido para abrigá-las foi a sala que fica sobre a sacristia. E, após um bom tempo fechado, estava reativado o Museu da Matriz de Santo Antão.

A inauguração do novo espaço, que recebeu o nome do Cônego Américo Pita, ele que foi merecedor de tão digna homenagem, ocorreu no dia 8 de janeiro de 1978.

Mais recentemente, em 2020, o Monsenhor Maurício Diniz, atual pároco da Matriz de Santo Antão, tomou a iniciativa de dinamizar o museu, e o primeiro passo foi levá-lo de volta para seu primeiro nicho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Para tanto, ele contou com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Na oportunidade, novas peças foram incorporadas ao rico acervo.

No próximo dia 7 de setembro de 2021, a Paróquia de Santo Antão e o Instituto Histórico e Geográfico, com o apoio do Prefeito, Dr. Paulo Roberto Leite de Arruda e do Engarrafamento Pitú, entregarão à sociedade antonense as novas instalações do Museu Sacro da Vitória de Santo Antão Cônego Américo Pita. 

Pedro Ferrer – presidente do Instituo Histórico da Vitória. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *