Corrida Com História – a primeira água encanada – há 113 anos.

Desde os primeiros passos até a sua concretização, foram 80 anos. Esse foi o tempo que durou o “vai e vem” para que os antonenses, finalmente, em 24 de agosto de 1908, presenciasse água jorrar dos canos,  na área central da nossa cidade. O sonho começou ainda no Brasil Império.

Naquele tempo –  até o inicio do XX – as casas residências e comerciais da nossa Vitória eram abastecidas com água “de latas”  ou em  “galões”. Esse serviço,  penoso e oneroso,  se utilizava da força da tração animal  e também de mão de obra escrava que “viajavam” até as fontes e riachos para colher o líquido. Quem não podia pagar  por esse serviço se virava com as águas impuras,  muitas vezes dividindo-as com os animais.

Para entendermos o quanto esse acontecimento  – inauguração do primeiro chafariz – foi importante faz-se necessário estudar o contexto da época. Vitória já contava com o trem,  hotéis, restaurantes, com uma agitada vida social e comercial e toda essas “operações”, convenhamos, dependia de água “boa”, para cozinhar, beber e tomar banho.  Vale lembrar, também,  que no locar apontado ainda não existiam as duas praças, apenas o Monumento do Anjo, erigido 3 anos antes – em 27 de janeiro de 1905.

Assim sendo, depois de muitas “idas e vindas”,  a cidade celebrou  a chegada da “primeira água encanada” com muita festa. No domingo (24-08-1908) o almoço  comemorativo ocorreu no emblemático Hotel Fortunato com a presença das impolutas figuras da cidade e da região. Os discursos, evidentemente, foram muitos na perspectivas da verdadeira conjugação do chamado desenvolvimento econômico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *