ARQUIVO E MEMÓRIA – Babai Engraxate – o engraxate dançarino!

Por ocasião do lançamento do segundo volume do nosso “Livro Apelidos Vitorienses” fiz questão de registrar  o momento da entrega do convite ao amigo Babai Engraxate, um dos nossos “apelibiografados”,  naquela ocasião. Aliás, por ser um vitoriense mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome sua participação nesse projeto literário tornou-se algo imperativo.

Pois bem, nesse contexto, destacamos o amigo Babai Engraxate, anos depois do seu falecimento, noutra coluna do nosso jornal eletrônico: Arquivo e Memória.

Por mais de seis décadas o amigo Babai exerceu a profissão de engraxate. Tendo como “ponto comercial” a Avenida Mariana Amália, o mesmo tornou-se uma espécie de “cartão postal” do lugar. Quebrador de bronca nas mais inusitadas situações, o Amaro Henrique da Silva –  nome de batismo –   sempre foi bastante  requisitado por ser ousado e corajoso.

Amigo de todos e bem humorado, Babai também foi um espetacular dançarino. Certamente, com alegria,  os mais antigos devem recordar das apresentações nos palanques armados na Praça Duque de Caxias, em plena “semana pré-carnavalesca”, formando par com as famosas “vedetes” que vinham do Recife. Quem dançava e requebrava era ele!!!

Assim sendo, hoje, dedicamos a nossa coluna – Arquivo e Memória – ao nosso inesquecível e original Babai Engraxate. Ele também “é peça”  importante  do nosso rico acervo sobre a cidade, coletada nessa última década de atividade ininterrupta em que consiste, entre outras coisas,  numa espécie de “diário da cidade”.

Vídeo gravado para o Livro Apelidos Vitorienses II – há 5 anos. 

 

 

1 pensou em “ARQUIVO E MEMÓRIA – Babai Engraxate – o engraxate dançarino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *