Corrida Com História – “Pirâmide da Matriz” – 120 anos (1901/2021).

Com o fechar das cortinas do século XIX, em todo globo católico, homenagens de toda ordem foram devotadas a Jesus Cristo. Na nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão -, espaço em que o catolicismo se instalou com força, desde a chegada o desbravador português Diogo de Braga, em 1626, não ficou alheia ao movimento.

Sob a liderança do Pároco  da Matriz de Santo Antão, Cônego Bernardo, do Juiz de Direito Primitivo de Miranda e do prefeito, José Xavier Cavalcanti Wanderley aconteceu uma grande mobilização no sentido de erigir em pleno centro do Pátio da Matriz, uma imponente “Pirâmide”para marcar a chegada do século XXI.

Assim sendo, concluída a obra, na tarde do dia 28 de julho de 1901 – há exatos 120 anos – autoridades eclesiásticas e civis se juntaram ao povo para celebrar esse grande acontecimento na vida da então “Cidade da Vitória”. Discursos, bandas de música, girândolas e devoção deram o tom espetáculo. Portanto, esse é mais capítulo da história dos nossos antepassados que destacamos, hoje, 28 de julho de 2021, em nosso Projeto Cultural  “Corrida Com História”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *