“Corrida Com História” – os 140 anos do “novo” Templo da Matriz de Santo Antão.

O “Corrida Com História” de hoje, 29 de junho, realçou  o aniversário de 140 anos da inauguração do terceiro e “novo” prédio da Matriz de Santo Antão. Sua construção começou   em 1874. Nesse período, a Igreja do Rosário serviu como “matriz”. Com o fechamento da do “Rosário”, em 1880, em função dos desdobramentos do evento sangrento que ficou conhecido como “Hecatombe do Rosário”, a então “Capela do Livramento” foi o único “espaço santo” disponível aos trabalhos religiosos dos católicos antonenses.

Após muito comprometimento  e um sem números de  promoções, no sentido da arrecadação financeira para cobrir as despesas da obra, mesmo sem haver sido totalmente concluída, às 10h do dia 29 de junho de 1881, uma multidão se espremeu no Pátio da Matriz para, ao som do pipocar das muitas girândolas, do repique do sino e de uma banda de música, finalmente, as portas do imponente templo foram abertas aos fiéis.

Às 17h, do mesmo dia, apesar da chuva, uma procissão, saindo da então Capela dedicada a Nossa Senhora do Livramento, rumou à Matriz com as imagens do Padroeiro, Santo Antão, Nossa Senhora das Vitórias e de São Sebastião. Evidentemente que toda essa movimentação contou com  toda liturgia católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *