PARABÉNS , Zenaide Bezerra! – por Nilo Otaviano.

Um dos mais importantes Passistas de Frevo da segunda metade do século passado, foi o pouco lembrado Egídio Bezerra, nascido no bairro da Torre, Recife, em 1º.09.1925, que deteve nas décadas de 50 e 60 o honroso título de Rei do Passo, até morrer precocemente, aos 47 anos, no dia 8.8.1972. Dentre os 11 filhos que Egídio teve – 6 mulheres e 5 homens – destacou-se, na sua arte, uma das filhas: Zenaide Bezerra.

Desde criança, e até depois de já adulta, Zenaide foi aquela que mais se dedicou ao aprendizado de todas as danças populares que o pai dominava e a acompanhá-lo nas apresentações, em praça pública e em clubes sociais. Quando seu pai partiu, Zenaide já era casada, mas continuava a participar de vários shows com Egídio.

A morte de Egídio, tão novo, foi um abalo grande para todos os filhos, em especial para Zenaide. Mas, como mulher de fibra que sempre foi e é, pouco tempo após, em 1975, ela retomou as atividades do Grupo Folclórico Egídio Bezerra, que o pai criara duas décadas antes, no bairro da Torre.

Zenaide passou, desde então, a ensinar às crianças e jovens da família e do bairro e de outros locais do Recife a dançar o frevo, o coco, o xaxado, o baião etc. O que faz até hoje. E, além de ensinar a dançar, Zenaide compra os tecidos e costura as roupas dessa turma toda, além de sair, muitas vezes de ônibus, levando todos para se apresentarem em vários locais do Recife.

Recentemente, dia 22/03, Zenaide completou 72 anos de idade, com invejável disposição física e com uma família belíssima e imensa, que tem um orgulho dela, igualmente imenso: 5 filhos, 15 netos e 12 bisnetos. Sem contar os genros, noras, sobrinhos, sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos.

Há um mês, tive o prazer de conversar com essa grande personagem da nossa Cultura durante 50 minutos, juntamente com o Jornalista Lucas Fittipaldi, no Paço do Frevo, dentro do Projeto LAB “Frevo – Conversas livres com os Mestres”, peço qual entrevistamos outros 11 grandes nomes do Frevo. O vídeo editado com partes das 12 entrevistas será lançado no Youtube até o final do próximo mês.

PARABÉNS, ZENAIDE! Paz, alegrias e SAÚDE!! E viva a Cultura Pernambucana!!!

Nilo Otaviano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *