Mudanças nos ônibus: pontuou positivamente a prefeitura/AGTRAN….

Hoje, dia 10 de março de 2021, é um dia histórico para o funcionamento do nosso trânsito e, em particular, à mobilidade urbana –  diretamente ligada ao transporte público de passageiros.

Em editorial do Jornal “ O Vitoriense” (28 de fevereiro 1966), com o título “A Cidade Cresce”, o ex-prefeito Mestre Aragão, há exatos 50 anos, entre outras coisas, disse: “Quer o vitoriense ter uma visão panorâmica da cidade? Suba os morros que a circundam, nos diversos bairros, distenda a vista pelos quatro pontos cardeais, ou então, a sobrevoe numa das aeronaves do Aeroclube local”.

Uma pena que nas últimas décadas os prefeitos que comandaram a cidade não tenham conseguido enxergar que Vitória cresceu e  avançou,     tornando-se  um lugar com característica de metrópole,     não mais suportando  ser gerida tal qual  uma cidadezinha do interior. Não à toa, ostentamos o título de Capital da Zona da Mata.

Refiro-me, pontualmente,  à  acertada medida do prefeito Paulo Roberto, através do diretor da AGTRAN, Marcelo Torres, em modificar a lógica do transporte  local, ou seja: que os ônibus que circulam na cidade devem ter como ponto de partida e chegada o bairro de origem. As vias centrais – super movimentadas, sobretudo em horários de pico –  é espaço, apenas, para circulação. Evidente que essa operação, inicialmente, trará algum tipo de transtorno aos passageiros.

Imagino que para a prefeitura/AGTRAN tomar essa iniciativa, certamente já deve ter estudado  a melhor forma de enquadrar o “novo terminal” no bairro, com informações como  local, horário, itinerário e etc.

Outra coisa que também deve ser “mexida” é nos horários: antes, boa parte  dos  ônibus “partiam” do centro  ao mesmo tempo (para não ter seus passageiros “roubados”), causando assim um constante congestionamento desnecessário. Quero crer que esse detalhe também já foi observado.

O transporte coletivo de passageiros  em nossa cidade  sempre foi um “buraco negro”: poucas informações, sem regras claras e sem o menor respeito aos usuários.  As novas tecnologias estão disponíveis para um melhor aperfeiçoamento do sistema. Desde o inicio do nosso jornal eletrônico –  intitulado Blog do Pilako –  que produzimos conteúdo sobre essa questão – transporte público -, inclusive, por ocasião das “Live(s) com os candidatos a prefeitos e vice da Vitória (em 2020), cobramos de todos  os postulantes um posicionamento sobre essa questão.

Hoje, portanto, é um dia histórico. Doravante, tenho a absoluta certeza, que nenhum gestor da nossa cidade, mais adiante, tenha coragem de desfazer  essa ação, hora  empreendida pelo diretor AGTRAN, senhor Marcelo Torres. Para concluir, contudo, não podemos imaginar que as coisas serão solucionadas com apenas uma mudança estrutural. O quesito “Mobilidade Urbana” é algo dinâmico e sempre haverá mudanças e melhoramentos por fazer. Parabéns pela atitude de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *