No mundo real de 2020, recorte temporal marcado pela excepcionalidade da pandemia do novo corona vírus, até o tradicional Papai Noel também sofreu – figura lúdica que encanta as crianças e provoca sorriso no “comércio”.
Apenas a título de informação, a ABRASCE – Associação Brasileira de Shoppings Centers, calcula que o comercio tradicional, em relação ao mesmo período de 2019, terá queda de 12% nas vendas (2020). Na nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão – possivelmente os número natalinos desse ano (comerciais) também não serão os melhores.
Vinculados ao mundo publicitário na nossa cidade, pai e filho, Edjan e Miccael, respectivamente, ao longo das duas últimas décadas, apesar de todas as dificuldades inerentes ao chamado empreendedorismo criativo , mesmo em ano pandêmico, não deixaram a peteca cair. Refiro-me ao projeto “Papai Noel do Comercio” – completou 20 anos.
Por iniciativa própria, Edjan, que tem no sangue a verve musical, inaugurou o projeto, por assim dizer, visando o Natal do ano de 2000. Nessa ocasião o amigo Moura Leite encarnou a figura do bom velhinho. Em 2012, assumiu o projeto o filho de Edjan – Miccael Santiago.
Em 2020 – com pandemia e tudo – os antigos e novos parceiros “chegaram juntos” e o “Papai Noel do Comercio Vitoriense” desfilou novamente pelas mais diversas localidades da nossa cidade – O bom velhinho, agora, foi interpretado pelo artista vitoriense Severino Firmino.
Numa cidade como a nossa, em que a descontinuidade é quase uma regra, sobretudo no mundo “mágico dos políticos”, não podemos deixar de parabenizar essa dupla – pai e filho –, pelo bom exemplo de empreendedorismo e perseverança. Segue também, em ato continuo, um voto de aplauso na direção dos comerciantes que investiram e investem num projeto criativo como esse, até porque, ao final, os frutos são colhidos por todos…..Viva o Papai Noel do Comercio da Vitória de Santo Antão!!