O nosso Instituto Histórico é parceiro do projeto “Memória Militar – Origem do Exército”.

Pelas múltiplas lentes dos tempos atuais, na manhã de hoje (04),  o projeto “Memória Militar – Origem do Exército” foi lançado pelo General de Exército Marcos Antônio  Freire Gomes , Comandante Militar do Nordeste, e pelo General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, Comandante da 7ª Região Militar. A cerimônia ocorreu no Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

Com projeto arrojado e futurístico o evento congregou representantes de várias entidades correlatas e parceiros de reconhecido peso agregador. Entre outros objetivos  do projeto podemos dizer  que o “mergulho”  na história do próprio Brasil e nos primeiros passos do Exército Brasileiro seriam os nortes dessa empreitada cívica,  que aponta na direção do futuro.

Torna-se imperioso ressaltar que a criação de novos ambientes  de negócios,  na chamada cadeia produtiva  sustentável do turismo,  dando  ênfase, evidentemente à  educação patrimonial, sobretudo no conjunto das crianças e jovens , passando por um calendário de eventos de toda ordem –   com olhar atento às novas tecnologias –  sem esquecer, claro,  de integrar as comunidades no entorno dos patrimônios culturais,  são  alguns  dos desenhos  já formatados.

No bojo dessas ações, além do próprio “Monte dos Guararapes”,  “Forte do Brum”, “Forte das Cinco Pontas” e etc, o nosso Monte das Tabocas, inicio vitorioso de toda saga luso-brasileira na expulsão do invasor holandês,  a partir de 3 de agosto de 1645, seria contemplado nesse circuito e, consequentemente, através de ações amplas e pontuais, ganharia um novo significado,  sobretudo para os antonenses.

Fazendo parte desse projeto desde sua gestação primaria, por assim dizer, o nosso Instituto Histórico, que nesse ato foi representado pelo presidente e primeiro vice-presidente – Pedro Ferrer e Cristiano Pilako – vem colaborando  de maneira significativa para que o mesmo (projeto) consiga ser viabilizado na sua plenitude sendo, inclusive,  fornecedor de informações históricas, técnicas e contribuindo também com ideias e sugestões.

Assim sendo, na qualidade de vitoriense sintonizado com a nossa história, espero que o nosso “pedaço de chão” mais importante – Sítio Histórico do Monte das Tabocas -,  com a força do Exército Brasileiro, finalmente consiga deslanchar e ocupar o seu devido lugar na história do Brasil e do “mundo ocidental”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *