INSTITUTO  HISTÓRICO  E  GEOGRÁFICO – 70 anos – 1950/2020.

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, idealizado pelo doutor Djalma Raposo, na ocasião, promotor público desta cidade, foi fundado no dia 19 de novembro de 1950, por uma plêiade de trinta vitorienses. Tem o Instituto, como finalidade principal, o estudo da História, da Geografia e ciências afins, no plano nacional, estadual e especialmente da Vitória de Santo Antão” (Art. 1°do estatuto).

Desde o inicio tem como sede este belo e espaçoso imóvel, construído, em 1851, pelo doutor Joaquim Jorge dos Santos, promotor público da nossa comarca, que o alugou, logo em seguida, à câmara de vereadores que nele instalou o “paço municipal”.

Em dezembro de 1859, por ocasião da visita da Família Imperial à nossa cidade, foi desocupado pela câmara e transformado em “Paço Imperial”, para alojar o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina e sua comitiva.  A  partir dessa data passou a ser conhecido como  “Casa do Imperador”.

No decorrer dos anos seguintes, ele serviu para diversos fins: residência de senhores de engenhos e de comerciantes, educandário, posto de saúde e de higiene, sede do Tiro de Guerra e do Sport Club da Vitória. Até que afinal, em 1950, o velho solar passou a alojar o nosso Instituto Histórico e Geográfico.

Assim sendo, exatamente hoje, 19 de novembro 2020, completa nosso Instituto Histórico e Geográfico 70 anos de profícua existência. Desde o ano de 2019, para o ano em curso, preparou sua diretoria uma extensa e robusta programação para exaltação desse marcante acontecimento. Em virtude da pandemia do novo coronavirus boa parte dos eventos foram cancelados, mas muito do que havia sido programado serão, oportunamente, colocados em prática.

A atual diretoria agradece o apoio que vem recebendo dos sócios e dos gestores municipais, esperando continuar merecedor deste apoio da parte dos novos gestores.

A Diretoria – LONGA VIDA E SUCESSO PARA NOSSO INSTITUTO!

LIVE COMEMORATIVA – 70 ANOS DO NOSSO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO – PRESIDENTE – PROFESSOR PEDRO FERRER. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *