COVID-19: a primeira morte em Vitória de Santo Antão!!!

( Vitória de Santo Antão, 07 de abril de 2020 – 22:35h ) Aos poucos, tudo que as autoridades sanitárias do pais anunciaram, no inicio da pandemia do coronavirus, estão acontecendo. Quando o “surto” era ainda algo localizado na China, daqui, através dos noticiários, olhávamos para os seus efeitos como algo distante de nós. Desde a primeira confirmação do contágio no Brasil – final de fevereiro – entramos em estado de alerta! Infelizmente, hoje, foi confirmada a notícia do primeiro óbito antonense pela COVID -19.

Aos céticos, uma constatação importante. Para as pessoas pertencentes ao chamado “grupo de risco” uma dose a mais de nervosismo. Com a certeza de que o vírus, agora, está  circulando livremente entre nós – vitorienses – resta-nos orar, redobrar os cuidados e se puder isolar-se ainda mais. Afirmam os especialistas que temos uma enorme sub -notificações. Vitória não é uma ilha. Quando os testes forem realizados em larga escala, algo que se espera,  os números só tendem aumentar drasticamente.

No dia de hoje, também, circularam nas redes sociais e grupos de whatsapp vários áudios dando conta de que profissionais de saúde,  lotados no Hospital João Murilo,  testaram positivos para o coronavirus. Isso é muito preocupante. Nossa principal “fortaleza” do sistema público de saúde, além dos desfalques humanos, sugere uma deficiência no que se refere aos EPIs.  Algo inadmissível nesse contexto.

Fica evidente que a tática usada pela Secretaria de Saúde do Estado foi reforçar a estrutura da capital no combate a pandemia. Imagino que esse será o roteiro para os infectados da nossa região até porque não conheço nenhum plano “B” já divulgado pela prefeitura e demais autoridades locais.

Resta-nos, contudo, reforçamos os pedidos de proteção ao Glorioso Santo Antão. Um pouco mais de consciência da população de maneira geral para não sermos mais um número nessa impiedosa estáticas da morte. Se puder, FIQUE EM CASA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *