VITÓRIA É HISTÓRIA – Escreveu RONALDO SOTERO


Em uma quinta-feira 12 de dezembro, há 70 anos, era inaugurado o hangar do campo de pouso localizado no bairro de Água Branca, em Vitória de Santo Antão. O sonho de voar não foi privilégio dos americanos irmãos Wright ou do brasileiro Santos Dumont , mas igualmente de vitorienses que ousaram fundar na década de 40, o Aeroclube da Vitória.

No dia da inauguração do hangar a cidade recebeu várias aeronaves para exibição no campo de pouso.Em 1952, o Aeroclube contava com quatro aviões e ampliação da pista para 900 metros. Exibições de paraquedismo também eram realizadas tornando o domingo vitoriense um espetáculo a cada semana.

Infelizmente uma série de fatores como falta de renovação dos sucessores concorreu para a extinção de um investimento que, houvesse visão empresarial, poderia ter funcionado até hoje com o incremento da aviação regional, na opção de aviação executiva, escola de pilotos e mecânica. Para que se saiba, o segmento da aviação não conhece crise e possui larga empregabilidade.

Nos tempos atuais, Vitória ainda comporta um aeródromo, a exemplo de um existente no litoral norte, Coroa do Avião, em Igarassu, a 23km de Recife, inaugurado em maio de 2014, e o primeiro aeródromo privado em funcionamento no país. Tem uma pista de 1.255mts por 30m de asfalto, além de excelente estrutura de apoio.A antiga pista do Aeroclube de Vitória tinha 900mts. O aeródromo de Igarassu atende empresários que visitam a região, a fábrica da Jeep em Goiana, por exemplo, agilizando o deslocamento em jatos executivos e helicópteros. Para a economia de município estratégico com Vitória de Santo Antão representa uma auspiciosa alavancagem em oportunidade e atração de negócios.  Basta ousar, afinal, aos ousados a fortuna favorece!

Ronaldo Sotero 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *