Cícero Santos e o seu Livro “A VITÓRIA DO ROCK” – as três gerações – 1983/2017

Através de uma publicação pela internet (facebook), messes atrás,  tomei conhecimento da data ( 30 de novembro) do lançamento do livro “ A Vitória do Rock” – as gerações – 1983/2017 – por Cícero Santos. Sem conhecer o autor pessoalmente, até então, de imediato fiz contato para manifestar minha vontade em comprar o opúsculo. Curiosidades pontuais: interesse na história local de um tema (rock) pouco – ou quase nada –  explorado na historiografia antonense.

Assim sendo, dias atrás, o próprio autor – Cícero Santos – esteve na redação do blog para concluirmos a operação. Não me canso de repetir: lançar livro numa cidade em que não tem sequer uma livraria,  configura-se em tarefa hercúlea. Na ocasião, disse-lhe que  iria ler e, oportunamente, registraria  nas páginas do nosso jornal eletrônico uma pequena resenha.

Como todo roqueiro que se preza o escritor,  Cícero Santos, através das páginas do seu livro – A Vitória de Rock – transpira sentimento pela causa. Mesmo de maneira simples e objetiva, Cícero dialoga na linguagem universal do rock roll fazendo, em certos momentos, comparações curiosas entre os difíceis momentos vividos pelos grupos locais com cenas dos primeiros passos das bandas que viraram verdadeiras lendas mundiais, o que demonstra amplo conhecimento da matéria.

No que se refere à cronologia dos fatos e grupos antonenses que abraçaram a causa do rock  – surgimento, encerramento, participação de eventos e etc –  ele situa o leitor no tempo,  dividindo a narrativa em “três gerações” e, ao mesmo tempo, assumindo o papel de comentarista dos fatos que, de certa forma,  influenciaram tais movimentos.

Sintonizado com as mudanças tecnológicas planetárias o rock, na terra de Santo Antão, ao longo dessas quatro décadas de atuação, na visão do Cícero, é frontalmente impactado com as mudanças no acesso às informações, antes restritas. No que se refere à pesquisa propriamente dita dificilmente o autor teria êxito se não fosse um deles (roqueiro e artista da cena).

Portanto, para todos aqueles que se interessam pelo gênero musical sem fronteira (rock roll) recomendo o livro do amigo Cícero Santos, até porque, em muitos momentos do livro o leitor haverá de “se encontrar” em alguns momentos por ele cravado como importantes no surgimento  do Rock Roll na  Vitória de Santo Antão. Parabéns, mais uma vez,  ao Cícero Santos!!!!

1 pensou em “Cícero Santos e o seu Livro “A VITÓRIA DO ROCK” – as três gerações – 1983/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *