Dia Nacional do Livro – 29 de outubro – você já leu hoje?

Num país onde as pessoas são “alérgicas” aos livros comorar o Dia Nacional do Livro é um desafio, sobretudo pelo decrescente número de livrarias disponíveis. Adquirir livros pela internet é prático e  até mais barato, mas nunca terá o charme e o glamour do “desfile” que o leitor faz por entre outros sem números de títulos. Aliás, o apaixonado por livros normalmente não vive apressado.

Pois bem, foi só com a chegada do Rei D. João VI ao Brasil, em 1808, que começamos editar os primeiros exemplares. O primeiro livro a ser lançado aqui, foi “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Foi com parte do acervo da Real Biblioteca Portuguesa que,  em 29 de outubro de 1810, fundamos a Biblioteca Nacional do Brasil, motivo pelo qual o “Dia do Livro” é comemorado no data de hoje.

O desafio é gigantesco…….Como transforma a realidade nacional, no que se refere ao interesse pela leitura, se ostentamos uma das maiores taxas de desigualdade social do planeta? Eis a questão: nossos problemas possuem raízes profundas que precisamos entender para transformar, algo, convenhamos,  muito complexo!!

Para tanto, nesse sentido, lembremos que todo dia tem que ser “dia de livro”…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *