Serafim de Moura Ferraz: empreendedor que construiu um recorte importante no desenvolvimento da nossa Vitória de Santo Antão!!

Na Avenida Mariana Amália localiza-se o Centro Comercial Serafim de Moura Ferraz. Mas quem foi o senhor Serafim? Essa informação, sob o ponto de vista empresarial, pode ser colhida – com detalhes e toda segurança –  nas dependências do referido centro de compra. Lá, de maneira visível, encontra-se um painel muito bem produzido com a história de sucesso desse verdadeiro empreendedor antonense.

Em nossa cidade, antes da chegada do trem, em 1886, o transporte regular à capital fazia-se em carruagens de aluguel. As mesmas partiam do local onde hoje “repousa” a Praça Leão Coroado. Esses deslocamentos aconteciam na madrugada das quartas com retorno programado para os sábados, afinal, os cavalos precisavam descansar. À extinção desse serviço ocorreu em função das facilidades das modernas máquinas à vapor (trem). As locomotivas  faziam três partidas ao dia para o Recife,  com duração média de 2h de viagem.

Com o crescimento econômico e o aumento da população da nossa Vitória de Santo Antão outras necessidades foram aparecendo. Surge, então, a Empresa de Transporte Coletivo “Central Vitória” quando, em 21 de abril de 1948,  adquiriu  uma “Sopa” (ônibus com bagageiro sobre o teto). Daí para frente, sob o comando do empresário Serafim de Moura Ferraz, a empresa só fez crescer, possibilitando assim uma transformação no comportamento social da nossa cidade.

O ápice da empresa, por assim dizer, fruto do espírito empreendedor e capacidade gerencial do seu fundador – Serafim de Moura Ferraz – foi à inclusão na sua frota, em 1957/58, de dois veículos do tipo “Papa-Fila”, que chegavam a transportar de uma vez 63 passageiros sentadas.

Nos anos 60 (1960) a referida empresa – “Central Vitória” –  já era considerada a terceira maior do nosso Estado com uma frota de 36 ônibus operando em vários destinos. No final do ano de 1963, a mesma foi vendida para empresa Borborema, essa mesma que atual até hoje na nossa cidade.

Parabéns aos familiares do senhor Serafim, em especial ao Gildson de Moura Ferraz, por preservarem e, ao mesmo tempo,  ofertarem aos frequentadores e passantes do centro de compras um recorte importante e bonito da história da nossa Vitória de Santo Antão.

1 pensou em “Serafim de Moura Ferraz: empreendedor que construiu um recorte importante no desenvolvimento da nossa Vitória de Santo Antão!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *