TUDO É HISTÓRIA – LIVRO: UM MUNDO OU NENHUM – Pesquisa: Ronaldo Sotero.

Quem se impressionou com a série Chernobyl, não pode deixar de ler o livro em destaque.Quinze cientistas,  um militar e um analista político,  produziram esse trabalho a respeito do significado da era nuclear. Os textos foram publicados originalmente em 1946, meses depois dos lançamentos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. É um excelente estudo para entender as preocupações do início da  era atômica aos nossos tempos.

A bomba atômica é uma arma de saturação, empregada para aniquilar a capacidade de resistência do inimigo. No primeiro ataque em 6/8/1945, a bomba foi lançada e explodiu a 450 metros do solo numa área de 10km2. Apenas um avião modelo B29 causou danos equivalentes ao de 300 aviões, segundo o general H.H.Arnold, comandante da Força Aérea do Exército americano. Além de milhares de mortos, em um minuto , 250 mil saíram feridos. Dos 33 quartéis de bombeiros dos mais modernos, 27 foram destruídos. O novo ataque viria em 9/8/1945 selando a rendição japonesa.

Somente a leitura do livro, provavelmente esgotado, vai proporcionar  ao leitor interessado nessas pautas a riqueza desses levantamentos, como do físico Oppenheimer, chefe do laboratório de Los Alamos,  no estado do Novo México , onde nasceu a bomba atômica, pode dar uma ideia do apurado  trabalho.

Se o desastre de Chernobil entre 25 e 26/4/1986, na usina nuclear ao norte da Ucrânia , ou o de Fukushima , no Japão, em 2011, chocaram  a Humanidade, a obra sugerida  é ferramenta de reflexão a um invento do qual o homem já não tem mais controle sobre ele e a irracionalidade que o domina pelo poder.

LER É DESCOBRIR

Ronaldo Sotero. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *