ABTV – hoje, 04 de setembro, comemoramos os 22 anos de sua fundação!!

Hoje, 04 de setembro de 2019, estamos completando, exatamente,  22 anos de fundação da ABTV – Associação dos Blocos de Trios da Vitória. De lá para cá – pouco mais de duas décadas – muita coisa mudou. De sorte, apesar de tudo, a tradição do nosso carnaval continua forte.

Lembro como se fora ontem. A primeira reunião deu-se no Restaurante de Dona Jandira, no bairro de Águas Branca. Joel Neto, na qualidade de secretário municipal de turismo, participou das atividades. O Jornalista José Edalvo, na qualidade de representante do “Coelho”, atuou secretariando  reunião. Eu, representando o Bloco da Saudade, apresentei o estatuto que foi aprovado por aclamação.

Eis à formação da primeira diretoria:

Presidente: Cristiano Pilako (Bloco da Saudade)

Vice-presidente: Alexandre Ferrer (Girafa)

Secretário: José Edalvo (Coelho)

Vice-secretário: Milmar Ferreira (Locomotiva)

Tesoureiro: Paulo Lima (Coelho)

Vice-tesoureiro: Josenilson Francisco (Locomotiva)

Conselheiros:

Vandi Lira Junior (Virgens) – Itamar Hermeson (Energia) – Danilo Ferreira (Bobeirodromo).

Suplentes:

 Manoel Soares (Locomotiva)  – Zito Mariano (Bloco da Saudade) – Brivaldo Sandres (Virgens)

Lembremos que o advogado que assinou tudo isso, foi o jovem Emerson Rodrigues de Lima, vinculado ao Bloco “Almas Formosas”.

Para tanto, deve-se dizer, muito contatos e pequenas reuniões foram realizadas para chegarmos a esse momento. O contexto carnavalesco de pernambucano e nacional de então apresentavam um processo bem diferente dos dias atuais. Blocos de outras cidades – principalmente do Recife – planejavam se instalar em Vitória.

Não poderia ser diferente: houve muitos debates em torno dessa temática na nossa cidade – Bloco X Orquestra. Em seguida, surgiu a ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória – que também vem cumprindo sua missão.

O carnaval é dinâmico. O tempo passou e muitas  agremiações ficaram pelo meio do caminho, outras seguem e tantas outras surgiram com a certeza que novas aparecerão.  Mais adiante, na medida do possível, na comemoração dos seus 25 anos de fundação estaremos realizando uma grande festa.  Viva o Carnaval da Vitória – a festa maior da terra do Glorioso Santo Antão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *