São João Nordestino: nosso mais valioso patrimônio imaterial sendo desfigurado!!

Os festejos de Santo Antonio, São João e São Pedro configuram-se na cara da nossa região. O povo do Nordeste brasileiro  recebeu desses santos toda atenção do mundo. Devotos por natureza, seus principais pedidos, na medida do possível, sempre foram atendidos: chuvas, casamentos e etc…

Mesmo sabendo que o meu sentimento é uma gota d’água no oceano, ainda não consigo engolir à descaracterização dos nossos mais genuínos festejos,  patrocinados pelo dinheiro público. Essa praga, generalizou-se nas grandes festas de tal maneira que o povo não consegue nem raciocinar “fora da caixa”.

Aviso logo: todo trabalho artístico é digno:  devemos sim! Curtir os ritmos mais tocados no Brasil. Mas os Festejos Juninos tem uma simbologia própria, tem genótipo exclusivo, tem representatividade direcionada. Introduzir outros ritmos nesse período é uma espécie de autofagia cultural.

O tempo vindouro nos mostrará que estamos caminhando na direção errada e, sob o pretexto de estarmos “atualizando a festa”,  para atrair mais público, como efeito colateral, perderemos, aos poucos,  nossa capacidade de criar novos artistas regionais, pois esse – festejos juninos –  seria o espaço ideal  para a devida apresentação ao grande público e à ampliada exposição na mídia dos novos talentos.  Estamos sacrificando o nosso celeiro em detrimento ao mercado musical alheio. Isso é coisa pensada de quem quer apenas nos vender,  sem a devida reciprocidade de na compra e sem o real respeito e compromisso com as tradições.

Mas, por enquanto, deixemos de lado tudo isso!!! É tempo de cair no arrastapé, acender a fogueira e comer milho assado ……….Bom São João para todos internautas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *