O nosso Tiro de Guerra, na manhã de ontem, recebeu a visita do General Okamura.

Em missão oficial, na manhã de ontem (04), o nosso Tiro de Guerra, localizado no Alto do Reservatório, recebeu a visita do General de Divisão Angelo Kawakami Okamura. O evento contou com a participação de membros dos Poderes Executivo e Legislativo local e representação da sociedade civil. Pelo Instituto Histórico os encarregados pela apresentação da  cidade e do Monte das Tabocas foram Cristiano Pilako e Pedro Ferrer, respectivamente. O encontro foi planejado e coordenado pelos atuais instrutores do Tiro de Guerra, Subtenente Edgley e Sargento Paiva.

O evento aconteceu em várias etapas: instrução militar, entrevistas, palestras, apresentação das instalações do quartel e perfil da tropa. De maneira sintética e objetiva o General Okamura realçou,  à tropa, o privilégio de pertencer ao Exército Brasileiro uma vez que, por motivos estruturais,  apenas uma pequena parcela dos alistados são engajados. Veja o vídeo.

Mostrando animação e humildade, qualidade inerente aos que lideram com firmeza, o General promoveu uma cena curiosa,  ao convidar os atiradores e ex-atirados presentes para, juntos com ele,  “pagar dez” – linguagem militar.  Veja o vídeo.

Em sala de aula, o General Okamura palestrou na direção dos jovens atiradores, dando-lhes orientações no sentido do aproveitamento do tempo e da juventude, na busca pelo aperfeiçoamento profissional e na atitude cidadã, evidentemente com fé em Deus e trabalhando sempre pela união familiar.

Na relação com o grupo da sociedade antonense,   que foi convidado para para recepciona-lo,  o General dialogou com toda boa vontade e abertura. Na ocasião o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, ofertou-lhe duas lembranças da nossa terra. Um livro sobre a Batalha das Tabocas e uma garrafa da Cachaça Vitoriosa  –  produto top-   engarrafado pela Pitú.

 

Ao final,  um lanche foi servido aos convidados. Certamente, o General Okamura levou da nossa cidade as melhores impressões deixando,  também, escrito na história do município um momento ímpar, afinal não é todo que temos a honra de ter um militar  da mais alta patente, circulando em nossas terras.

1 pensou em “O nosso Tiro de Guerra, na manhã de ontem, recebeu a visita do General Okamura.

  1. General Okamura. É um prazer revê-lo com a mesma energia e o brilho nos olhos de quando era um jovem tenente na 2ª Companhia de Comunicações do Exército, em Campinas-SP, onde prestei serviço militar em 1984. Sempre foi um oficial excepcional. Sério, justo e equilibrado. Um forte Abraço. Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *