Instituto Histórico: mais uma parte da nossa história preservada!!!

“Pra todo canto que eu olho, vejo um verso se bulindo”, assim escreveu o poeta popular, Patativa do Assaré. No conteúdo dessas linhas, se bem avaliado, está a história da vida de cada um. Suas escolhas, sonhos, ações e suas consequências….

Dias atrás, ao encontrar o professor Pedro Ferrer no nosso Centro Comercial, ele foi logo me dizendo: “ vem cá, vê um uma relíquia que eu encontrei perdida aqui”,  e foi se dirigindo para a Rua 15 de Novembro. Antes mesmo de chegarmos ao local desejado ele foi logo me dizendo: “ um poste inglês, remanescente da primeira eletrificação da cidade”.

Inquieto, no bom sentido da palavra, dias depois, estava o professo Pedro me ligando para comunicar-me que, após a devida autorização, estava “arrancado” o dito poste do local de origem para “planta-lo” na calçada da “Casa do Imperador”, ou seja: doravante, o mesmo  será mais uma peça do museu do nosso Instituto Histórico.

Realcemos, porém, que até o início da década de 20 (1920) nossa “aldeia”, à noite, era iluminada apenas pelo luar e pelos candeeiros, tanto dentro das casas quanto na chamada Iluminação Pública. A inauguração da primeira eletrificação da Vitória de Santo Antão só veio a ocorrer no dia 15 de novembro de 1922, pelo então prefeito João Cleofas de Oliveira.

Assim sendo, graças ao “olhar” diferenciado do professor Pedro, no qual, antes,  muitos só enxergavam um “esquecido” poste velho e enferrujado, doravante, o mesmo será “peça-chave” para entendermos o processo evolutivo da nossa cidade, no que se refere ao seu desenvolvimento econômico e social. À época – 1922 – todos esses postes foram importados da Inglaterra.

Eis aí, portanto, entre tantas, mais uma contribuição à história da nossa Vitória De Santo Antão protagonizada pelo filho de “Seu” Ferrer e “Dona” Áurea que,  depois de estudar e morar fora do País,  retornou ao seu torrão para contribuir,  somar e fazer a diferença…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *