Estradas: para quem gosta de história vale a pana ler.

Assim ficou definido,  em 1835 – sancionado pela Lei nº 9, em 12 de junho do mesmo ano (1835) – os tipos de estradas na Província de Pernambuco:

Estradas Provincias: construídas com o dinheiro da província  (espécie de Governo Estadual) e não poderiam ter menos de quarenta palmos de leito.

Estradas Municipais: construídas com o dinheiro do município e não poderiam ter menos de trinta palmos de leito.

Estradas Particulares: construídas como dinheiro dos respectivos donos das terras e não poderiam possuir menos de vinte palmos de leito.

Messe contexto, contudo, partindo do Recife, foram construídas quatro “Estradas Provincias”: “uma ao Norte, outra para o Sul e duas para o Centro, aproveitando e corrigindo as trilhas já existentes, e que deveriam elas terminar, “por enquanto”, nas seguintes localidades: a do Norte, em Igaraçu; as do Centro, em Pau d’Alho e Santo Antão e a do Sul, na Ponte dos Carvalhos”

Esse, portanto, seria o primeiro momento em que a então Vila de Santo Antão fora  beneficiada com uma “estrada”, digamos oficial. Ressaltemos também à importância da nossa localidade para o contexto estadual. Oito anos depois, em 1843, a Vila de Santo Antão seria elevada à categoria de cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *